7 de outubro de 2024

Micarroça estica a folia em Rosário na 4ª de Cinzas

 Micarroça estica a folia em Rosário na 4ª de Cinzas

 

Brincadeira foi criada há mais de 40 anos por donos de bares e garçons (Foto: Divulgação)

Apesar de ser ingrata e chegar depressa, como diz a conhecida canção “É de fazer chorar”, a Quarta-feira de Cinzas (14) ainda teve festa para animar os foliões mais resistentes na Região Metropolitana de São Luís. Quem se recusa a se despedir do carnaval pode aproveitar o tradicional desfile do Bloco das Carroças, conhecido popularmente por Micarroça, nas ruas do município de Rosário, cidade localizada a 70 quilômetros da capital maranhense.

Considerado um dos maiores blocos de rua do Maranhão, a brincadeira atrai turistas de todas as regiões do Estado. O Bloco das Carroças foi criado em 20 de fevereiro de 1980 a partir da vontade de um grupo de amigos em continuar o Carnaval.

Reunidos em frente ao Bar do Meio, depois do período momesco e sem condições físicas de andar pelas ruas da cidade, mas com vontade de beber, alugaram uma carroça, colocaram bebidas sobre ela e acomodaram-se no espaço restante. Saíram pelas ruas cantando, bebendo e soltando foguetes. Assim surgiu o Bloco das Carroças. No ano seguinte, outras carroças se juntaram à manifestação e, a partir daí, foram se juntando ao grupo mais e mais carroças. Em 2010, tornou-se patrimônio imaterial do Estado por meio do Projeto de Lei 081/2010.

O evento é realizado pela Prefeitura de Rosário e Associação de Carroceiros do município. Os vencedores do concurso recebem, além de prêmio em dinheiro, milho para alimentar o personagem principal da festa: o jumento. Todas as carroças que participam do desfile são enfeitadas com vários temas e percorrem as ruas do município carregando suas alegorias e adereços. As carroças apresentam-se em frente a um trio elétrico, onde os jurados avaliam pelo menos três itens para escolha da melhor carroça. Entre as mais famosas estão a Jegue Folia, Amigos da Frei Caetano e Estação Balada, que estão sempre presentes no desfile.

Este ano, a brincadeira começa às 16h, com o desfile das carroças enfeitadas. O encerramento da festa acontecerá na Praça da Matriz, com a apresentação da Carreta Moça Flor, banda Swing Mix e o cantor Jonas Esticado, revelação do forró nacional e uma das atrações mais esperadas pelo público rosariense.

Segundo Alan Carvalho, um dos organizadores do evento, a brincadeira cresceu tanto que existe até abadá para cada uma delas. “O bloco atrai muita gente que já sabe que aqui na quarta-feira de cinzas ainda tem carnaval com muita criatividade, alegria e diversão”, disse Alan Carvalho.

Originalidade, criatividade e animação são os critérios de julgamento para a escolha da carroça mais bonita na cidade de Rosário. A brincadeira já chegou a reunir 50 candidatas na disputa pelo primeiro lugar do concurso. E como a criatividade é o principal critério de julgamento e maior arma para se destacar na competição, os proprietários das carroças não pouparam esforços na hora de enfeitar as carroças. Balões, fitas e papel crepom foram alguns dos itens usados na decoração. Para chamar a atenção dos jurados, os jumentos recebem indumentária especial. Em outros casos, algumas carroças, além de terem um nome identificando o veículo que é movido por tração animal, levam para o desfile pessoas como destaques, semelhantes aos dos carros alegóricos de escolas de samba.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *