6 de outubro de 2024

Caema nomeia advogado em cargo de engenheiro

 Caema nomeia advogado em cargo de engenheiro

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) abriu um foco de crise com os engenheiros do Maranhão após uma alteração feita no seu quadro funcional.

Segundo o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA), o novo comando da pasta nomeou um advogado alheio aos quadros do órgão para ocupar o cargo de diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente.

André dos Santos Paula foi indicado para o posto após a posse de Carlos Rogério como novo presidente da Caema.

Em nota de repúdio enviada à imprensna, o Senge explica que, de acordo com o Regulamento de Pessoal da própria Caema, o cargo é privativo de funcionário do quadro da companhia e deve ser, ainda, engenheiro, em virtude das suas atribuições (veja abaixo).

SINDICATO FALA EM LOTEAMENTO

Na nota, o Sindicato dos Engenheiros fala em loteamento político da Caema.

“Vê-se, portanto, que a nomeação, sem a qualificação técnica e profissional para o cargo de Diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, demonstra o loteamento político dos cargos técnicos da administração pública estadual, em prejuízo à gestão pública necessária para o desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, diz o texto.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) diz que “está averiguando” a denúncia.

 

OPOSIÇÃO REPUDIA NOMEAÇÃO
A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) repudiou hoje (13), por meio de nota, a indicação de um advogado para um cargo que deveria ser ocupado exclusivamente por engenheiro na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

André dos Santos Paula é o advogado e foi nomeado diretor de Operações do órgão, o que gerou revolta dos engenheiros maranhenses.

Assim como o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA), parlamentar também acredita que “a nomeação tem clara conotação de loteamento político, praxe no governo Flávio Dino (PCdoB).

Leia abaixo a íntegra da nota

Em solidariedade aos engenheiros do estado e funcionários da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão, venho externar meu repúdio contra a indicação do advogado André dos Santos Paula, filiado ao PCdoB, para o cargo de diretor de Operações e Manutenção da CAEMA, cargo este limitado aos profissionais de engenharia. 

Seguindo o mesmo entendimento da categoria, que ao nomear um advogado para um cargo tão técnico, infringindo totalmente as regras previstas na Resolução nº 430, de 13 de agosto de 1999 do CONFEA, considero ainda que a nomeação tem clara conotação de loteamento político, praxe no governo Flávio Dino (PCdoB).

Por fim, importante ressaltar que na CAEMA, na gestão de Ricardo Murad,  todos os dirigentes eram técnicos maranhenses da mais alta competência. Enquanto que na gestão de Flávio Dino, cujo meu repúdio é totalmente direcionado ao governador responsável pela nomeação, vemos um advogado de São Paulo colocado para exercer um cargo privativo de engenheiro do quadro de funcionários efetivos da CAEMA, o que considero mais um gesto de desprezo pelos profissionais maranhenses.

Por isso irei impetrar uma ação judicial pertinente para reparar essa violência perpetrada contra os engenheiros do quadro da companhia e do povo maranhense, que não pode ter o seu patrimônio à mercê do aparelhamento político do partido de Flávio Dino.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *