8 de outubro de 2024

Maranhão tem 13 cidades em situação de emergência

 Maranhão tem 13 cidades em situação de emergência

Vista aérea da cidade de Boa Vista do Gurupi após as fortes chuvas — Foto: Ascom/Prefeitura de Boa Vista do Gurupi

Vista aérea de Boa Vista do Gurupi após as chuvas — Foto: Ascom/Prefeitura de Boa Vista do Gurupi

As fortes chuvas que atingem todo o Maranhão já fez 13 cidades decretarem situação de emergência. Os dados são do Corpo de Bombeiros. Dados parciais apontam que 130 mil pessoas foram afetadas e mais de 1500 famílias estão desabrigadas em várias regiões do estado.

Fora da lista, a Prefeitura de Imperatriz decretou situação de calamidade pública nesta sexta-feira (5) e cerca de 800 famílias estariam desabrigadas em diversos bairros. Ruas e avenidas que há muitos anos não eram invadidas pela água foram atingidas pela cheia de riachos.

A cidade de Caxias, a 360 km de São Luís, está em estado de alerta por causa do aumento do nível do rio Itapecuru. Segundo a Defesa Civil, o rio está acima da média e em pouco tempo pode transbordar por causa da intensidade das chuvas nas últimas 24 horas.

Nas margens do rio Pindaré, em Pindaré-Mirim, a 255 km da capital, o nível da água continua subindo. Já na BR-316, na região do Alto Turiaçu, os riachos transbordaram e está oferecendo riscos aos motoristas que passam pelo local, já que a estrada ficou totalmente coberta pela água das chuvas.

A cheia do rio Turiaçu também causou a inundação de ruas e desabriga famílias em Santa Helena, a 120 km de São Luís. A Prefeitura pediu auxílio à Defesa Civil do Maranhão e decretou situação de emergência, após as fortes chuvas que atingem o município.

Moradores de Boa Vista do Gurupi, a 500 km de São Luís, estão apreensivos com a cheia do Rio Gurupi. Com a chegada do período das chuvas, o nível do rio subiu mais de seis metros, inudando casas, plantações e causando transtornos a pelo menos 30% da população. O ponto mais afetado pela enchente fica na área central da cidade.

As fortes chuvas na terça-feira (2), na Região Metropolitana de São Luís, também causaram alagamentos e ruas com águas arrastando até veículo no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar. O Prefeito Domingos Dutra decretou situação de emergência.

Dados parciais em lista de cidades que decretaram situação de emergência no MA:

  • Santa Helena: 284 famílias desalojadas, 53 desabrigadas. Total de afetados – 33.492
  • Boa Vista do Gurupi: 130 famílias desalojadas, 60 desabrigadas. Total de afetados – 3.252
  • Alto Alegre do Pindaré: 348 famílias desalojadas, 77 desabrigadas. Total de afetados – 729
  • Santo Amaro: 20 famílias desalojadas, 40 desabrigadas
  • Itaipava do Grajaú: Total de afetados – 15.897
  • Barão de Grajaú: Total de afetados – 17.841
  • Nina Rodrigues: Total de afetados – 14.264
  • Sítio Novo: Total de afetados – 18.001
  • Icatu: Total de afetados – 26.953
  • Paço do Lumiar: Total de afetados – 210
  • São José de Ribamar: Total de afetados – 168
  • Araioses: Dados em fase de consolidação
  • Formosa da Serra Negra: Dados em fase de consolidação

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews