7 de outubro de 2024

Engenheiro vê ‘lobby’ em taxação para energia solar

 Engenheiro vê ‘lobby’ em taxação para energia solar
Engenheiro elétrico Hugo Andrade, em entrevista à Rádio 92 FM (Fotos: Divulgação)

Em entrevista ao programa Na Hora, da Rádio 92.3 FM, que foi ao ar nessa quarta-feira (30), às 13h00, o engenheiro elétrico Hugo Andrade, que é sócio da empresa Teto Solare, reagiu à proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que abriu consulta pública para rever as regras que tratam da chamada geração distribuída. As contribuições da sociedade serão recebidas pela agência até o dia 30 de novembro.

Uma resolução de 2012 da Aneel autoriza o consumidor a realizar microgeração de energia, tanto para consumir, quanto para injetar de volta na rede de distribuição. Em geral, esse excedente fica como crédito e pode ser usado para o abatimento de uma ou mais contas de luz do mesmo titular.

VEJA TAMBÉM:
‘Limpa e democrática’, diz engenheiro sobre energia solar

A resolução também estabelece subsídios para incentivar a microgeração, como, por exemplo, a isenção do pagamento de tarifas pelo uso da rede elétrica. Com a consulta pública recém-anunciada, a Aneel pretende reduzir gradualmente esses subsídios. O que, na prática, significa taxar esses sistemas individuais. Durante a participação no programa comandado pelos apresentadores Isaías Rocha e Flavio Chocolate, Hugo Andrade afirmou que o crescimento da tecnologia provocou um lobby por parte das concessionarias de energia elétrica.

“Hoje, no nosso Brasil, é impressionante como o crescimento de uma tecnologia que veio pra ficar, mas que infelizmente, ainda está iniciando e já estão com novas resoluções para que seja taxada de forma incisiva o sol, que é a nossa geração solar. A situação provocou um lobby por parte das concessionarias de energia elétrica, que já estão se mexendo junto a Aneel para impedir o avanço da tecnologia”.

REPERCUSSÃO NA SOCIEDADE

O tema repercutiu mal entre os consumidores que criticaram as possíveis mudanças propostas pela Aneel. Durante o programa, uma ouvinte reagiu e afirmou que a possível tentativa da agencia reguladora em privatizar o sol é um deboche para a população brasileira. “Quem manda no Sol é Deus, quem fez o Sol foi Deus, então eles querem mandar a multa para o céu, é?”

Confira a versão completa da entrevista

CRESCIMENTO DO SETOR

Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, há atualmente cerca de 120 mil consumidores que usam a geração distribuída. Também de acordo com a associação, cerca de 650 milhões de reais por ano são pagos pelos consumidores comuns com os subsídios.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews