6 de outubro de 2024

Maranhão irá sediar evento de robótica

 Maranhão irá sediar evento de robótica
Evento será realizado em São Luís, de 08 a 14 de agosto (Foto: Divulgação)

O Maranhão acolherá a partir de agosto deste ano, o maior evento de robótica e a mais antiga competição de futebol de robôs do mundo, FIRA RoboWorldCup 2020. O evento que foi fundado em 1996, na Coréia do Sul, pela primeira vez, será realizada no Brasil por meio da cooperação técnica firmada entre o Centro Universitário Eniac de Guarulhos e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

A edição mundial da FIRA RoboWorldCup que aconteceria no Irã, será realizada no Brasil, em razão dos eventos recentes no Oriente Médio, e agora terá o Maranhão como sede. Ao todo mais de 200 equipes de 25 países participarão do evento que acontece de 8 a 14 de agosto, transformando o Maranhão no Estado mundial da robótica. A conquista coloca o Instituto na lista das grandes instituições que trabalham com robótica no mundo.

O mundial concentra-se em três objetivos: fornecer problemas de referência desafiadores e motivadores para pesquisas de ponta em robótica inteligente; dar aos alunos seniores habilidades e experiências valiosas que lhes permitam ser produtivas e desenvolver suas carreiras na nova economia; e apresentar aos alunos juniores os fundamentos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Para o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, sediar um evento mundial é resposta a todo o trabalho e luta em prol da oferta da educação no âmbito da robótica educacional local e que agora ganha proporção internacional. “Sermos credenciados como representantes da FIRA no Brasil representa um esforço coletivo realizado ao longo dos últimos três anos de trabalho, e que nos trouxe medalhas, premiações, torneios e acima de tudo conhecimento”, lembrou o reitor.

O lançamento do evento e toda a dinâmica da competição acontece nesta segunda-feira (03), na Unidade plena São Luís, antigo prédio do colégio Marista com transmissão para as 16 unidades plenas localizadas no interior do Estado. Na oportunidade também será dado o ponta pé inicial para o ano letivo de 2020 com o início oficial das aulas de forma simultânea para todas as unidades plenas do IEMA em todo o Maranhão.

Para marcar a abertura dos trabalhos, os alunos participam de duas atividades como metodologia do Acolhimento: o Livro dos Sonhos que possibilita ao aluno preencher um livro, de forma coletiva, com relato de todos os encontros da disciplina e projeto de vida ao longo dos três anos do ensino médio. 

E o outro é a Cápsula do Tempo, onde os alunos escrevem uma carta para si mesmo relatando seus sonhos e objetivos, e, ao fim de cada ano letivo, recebem sua carta para avaliação, e a partir daí o processo recomeça porque eles terão que escrever uma nova carta.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews