6 de outubro de 2024

Naufrágio deixa maranhense desaparecido

 Naufrágio deixa maranhense desaparecido

O maranhense de São Vicente Ferrer, Marcelo Reis, ainda ontem estava desaparecido no Rio Amazonas, no trecho que passa pela cidade Óbidos, no estado do Pará. Ele é uma das nove pessoas que caíram no rio após o empurrador de comboio de balsas da empresa Bertolini, colidir com o navio mercante Mercosul Santos. O fato ocorreu na quinta-feira, dia 2.

O comboio da Bertolini havia saído de Porto Velho, em Rondônia, com destino à Santarém, no Pará, transportando uma carga de milho. Enquanto o navio mercante havia saído do porto de Suape, em Pernambuco, com destino a Manaus, no Amazonas. A embarcação transportava carga geral em containeres.

Ontem à tarde, moradores vestidos com roupa branca, realizaram uma passeata pelas ruas de São Vicente Ferrer, pedindo às autoridades ligadas ao transporte fluvial na região, que intensifiquem os trabalhos de buscas aos desaparecidos. “Estamos reivindicando em prol desse resgate, pois são nove vidas e nove filhos e amigos que estão desaparecidos”, desabafou Rosilayne Penha, uma das organizadoras da manifestação.

Buscas

O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará, tenente-coronel Luiz Cláudio, declarou que a região onde aconteceu o acidente, tem profundidade de até 70 metros, falta nitidez da água e a correnteza forte, acaba dificultando o trabalho das buscas.

Após o fato foi montada uma força tarefa composta por mergulhadores do Corpo de Bombeiros e das policiais Federal e Militar. Na última segunda-feira, por exemplo, os agentes conseguiram identificar o local onde a embarcação está naufragada, mas como se tratar de uma região de difícil acesso, ainda não foi possível removê-la.

Luiz Cláudio também informou que a empresa Mercosul, dona do navio mercante, entregou as gravações do Voyage Data Recorder (VDR) que auxiliarão na conclusão do Inquérito Administrativo já instaurado pela Capitania dos Portos.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *