7 de outubro de 2024

Exército higieniza hospitais em São Luís em força-tarefa

 Exército higieniza hospitais em São Luís em força-tarefa
Militares realizam a limpeza de ambulâncias em São Luís (MA) — Foto: Reprodução

Militares do 24º Batalhão de Infantaria de Selva participaram neste fim de semana de uma força-tarefa para higienizar hospitais de São Luís. A medida serve para prevenir contra o surgimento de doenças infecciosas e também novos casos do novo coronavírus.

A operação que está na primeira fase deve higienizar cerca de nove hospitais de São Luís. As áreas externas dos hospitais como paredes, janelas e assentos de espera serão limpos com produtos especiais usados para desinfectar ambientes. A iniciativa deve dar mais segurança aos pacientes e funcionários das unidades em tempos de pandemia.

De acordo com Antônio Duarte, representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por dentro das unidades a limpeza será realizada por uma empresa contratada para realizar esse tipo de serviço e manter os ambientes mais limpos.

“A operação consiste em fazer a desinfecção, descontaminação das áreas comuns, externas, não entrando nos hospitais da rede. Todos os grandes hospitais Socorrão I, Socorrão II, Hospital da Mulher, Hospital da Criança, Unidades Mistas e os Socorrinhos vão receber visitas para poder receber essa operação. E deixo bem claro que o hospital de referência, que é o da Mulher. Porque nós estamos fazendo isso? Caso haja alguma intervenção de alguém vir para esses hospitais terão um aparato de triagem e dependendo do aspecto clínico eles serão enviados para o Hospital da Mulher que é de referência”, explicou Antônio Duarte.

Uma das unidades hospitalares que receberam a limpeza foi o Hospital da Criança, no bairro Alemanha, na capital maranhense. Muitos solados participaram da ação que começou a ser realizada em um dos setores mais movimentados, o de urgência e emergência. Em seguida, a limpeza foi feita no estacionamento. Todos os militares que participaram da limpeza usaram equipamentos de segurança como luvas, máscaras, botas e macacões para evitar contaminação.

“Nós utilizamos uma solução de água com água sanitária nos nossos caminhões-pipa e em bombas costais de borrifação. E através dos caminhões-pipa nós higienizamos as áreas externas de estacionamento e locais abertos, e através das bombas costais, a gente está limpando os locais onde as pessoas estão sentadas, localizadas, encostadas e onde haja uma possível contaminação”, explicou o tenente-coronel Sousa Filho, comandante do 24º Batalhão de Infantaria Selva.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *