7 de outubro de 2024

Profissionais de saúde protestam contra falta de EPIs

 Profissionais de saúde protestam contra falta de EPIs
Entre as reivindicações dos servidores estão locais para atendimento dos servidores infectados (Foto: Reprodução)

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (20), no bairro Filipinho, em São Luís, por causa da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), importantes ferramentas no combate contra o novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Agnaldo Serra, presidente da Associação de Servidores do Samu, mais de 40 colegas de trabalho já precisaram se afastar do trabalho com sintomas da Covid-19. “Já estamos com 42 colegas servidores afastados com sintomas do vírus. A gente espera que o poder municipal nos ajude com os EPIs para que os profissionais não atendam sem equipamentos. O que está acontecendo é isso, os colegas estão indo sem os equipamentos adequados”, explica.

Além disso, Agnaldo diz que ambulâncias ficaram paradas por faltas de servidores à disposição. Os manifestantes contam 15 condutores, oito técnicos de enfermagem, dois auxiliares de serviços gerais, um enfermeiro, três médicos, um profissional do setor administrativo afastados, entre outros, até a manhã desta segunda-feira (20).

“Na Upa da Cidade Operária, teve paciente que ficou três horas esperando dentro da ambulância porque a Upa não tinha suporte para receber”, disse Agnaldo, alertando que a ausência de servidores impacta diretamente no atendimento de novos casos.

Na semana passada, o Governo do Maranhão listou as Upas da Cidade Operária, Itaqui-Bacanga, Vinhais e Araçagy como pontos de referência para receber casos suspeitos do novo coronavírus.

Entre as reivindicações dos servidores estão locais para atendimento dos servidores infectados, gratificação de insalubridade de 40%, pagamento do SUS para os que estão afastados do serviço, testagem no Samu para Covid-19, EPI’s adequados, protocolo de limpeza e higienização para equipes e veículos após cada atendimento e permanência do índice de previdenciário em 11% para servidores.

Segundo o boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão chegou neste domingo (19) a 1320 pacientes com o novo coronavírus em 40 municípios. O número de mortes também cresceu de 48 para 54 nas últimas 24h, sendo três registros em São Luís e um registro em Anajatuba, Imperatriz e Cururupu.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *