7 de outubro de 2024

Hemomar vai atrás de doadores

 Hemomar vai atrás de doadores
Técnica em enfermagem Ana Paula Pereira foi uma das 120 pessoas que doaram sangue na primeira coleta externa do Hemomar neste mês de abril — Foto: Francisco Campos / Secap

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), funcionará durante o lockdown, em São Luís, e nos municípios da Ilha. Para continuar recebendo voluntários, medidas foram adotadas em acordo com o Decreto nº 35.784, de 3 de maio de 2020. 

Desde terça-feira (5), a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que gerencia o hemocentro, iniciou a oferta do serviço de transporte individual dos candidatos à doação, após a realização do agendamento por meio do número (98) 99162-3334. Antes, a van realizava o transporte de grupos de 5 a 6 pessoas, após agendamento, o que continuará funcionando durante o lockdown. 

A coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete dos Santos Araújo, chama atenção para a necessidade de as doações não serem interrompidas, já que a situação do estoque do hemocentro é crítica. “Precisamos intensificar a captação nesse período crítico que estamos vivendo”, alerta. Por causa da pandemia, a média diária tem sido de 55 bolsas de sangue por dia, bem abaixo das 300 necessárias para atender às demandas das unidades hospitalares. 

“Estamos tomando todas as medidas de precaução; álcool em gel ao longo de todo o hemocentro; na sala de coleta, as cadeiras estão com distanciamento. Temos nossa tenda externa para evitar aglomerações. Estamos dentro dos padrões de segurança para o doador. Ele pode ir tranquilo”, assegura Frassinete dos Santos Araújo.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *