7 de outubro de 2024

Somos guerreiros sem armas, diz técnica sobre falta de EPIs

 Somos guerreiros sem armas, diz técnica sobre falta de EPIs

Rádio Notícia Maranhão teve acesso com exclusividade aos relatos colhidos por profissionais de saúde da rede pública ribamarense relatando falta de equipamentos de proteção

Profissionais protestam pela morte de uma técnica da UPA do Parque Vitória que falece por Covid-19 (Fotos: Reprodução)

A cada plantão, um risco. Na linha de frente no combate ao Covid-19, profissionais de saúde precisam seguir à risca cada orientação para evitar o contágio. Mas na rede pública de saúde de São José de Ribamar, essa proteção está ameaçada. Não há equipamentos de proteção individual (EPIs) ou estão escassos.

No municipio, que é o segundo mais importante da Região Metropolitana de São Luís, já há profissionais afastados com suspeita da doença. Além deles, outros servidores estão de quarentena. Em algumas unidades, profissionais precisam fazer rodízio de uso de materiais e alguns deles estariam reutilizando ou trabalhando sem máscara. Além disso, eles também estariam trabalhando sem álcool 70% e papel toalha. A escassez atinge até itens básicos como sabão, conforme depoimentos de trabalhadores.

Uma prova do caos no sistema de saúde ribamarense foi obtida hoje com exclusividade pela reportagem do Rádio Notícia Maranhão, em parceria com o programa Na Hora, da Rádio 92.3 FM. A prova com riqueza de detalhes faz um diagnóstico da situação no município nas duas últimas semanas. Numa dessas gravações, uma funcionária não identificada, faz um desabafo emocionante e afirma que os profissionais de saúde que são considerados por muitos, como ‘heróis’ e ‘guerreiros’, poderão perder a guerra no combate ao novo coronavírus por falta de armas, uma analogia à falta de equipamentos de proteção individual (EPIs).

— Gente, nós estamos sendo desvalorizadas demais. Essa história de dizer: ‘nossos guerreiros’, nós não somos guerreiros. Somos pessoas comuns como qualquer outro. Guerreiro não vai pra guerra sem armas — contou a profissional.

Ouça o relato da funcionária

No material, vazado em um grupo de WhatsApp, a servidora destacou ainda que sem os equipamentos adequados, os profissionais estão sendo infectados e por conta disso, os governantes podem perder a guerra para o vírus que já matou várias de pessoas no estado, país e mundo.

— Nós estamos sendo derrotados. Sabem por quê? Por que nós estamos sem armas. Os nossos governantes não nos dão armas para lutamos contra nossos inimigos. Sem nossas armaduras a gente vai perder e infelizmente essa é a realidade — desabafou a servidora na denúncia.

O OUTRO LADO    

A prefeitura de São José de Ribamar foi procurada, mas não conseguimos localizar ninguém que pudesse comentar as denúncias que passou a circular em grupos de aplicativos de trocas de mensagens do município. No entanto, apesar disso, o espaço estará aberto para eventuais contestações.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *