7 de outubro de 2024

‘Ribamar precisa de um prefeito empreendedor’, diz Jota Pinto

 ‘Ribamar precisa de um prefeito empreendedor’, diz Jota Pinto
Jota Pinto diz que sua pré-candidatura à Prefeitura de São José de Ribamar é irreversível(Fotos: RNM Online)

O empresário e ex-deputado Jota Pinto, pré-candidato do PDT à Prefeitura de São José de Riabamar no pleito deste ano, disse na última terça-feira, dia 30 de junho, que sua candidatura ao executivo ribamarense é “irreversível”. A declaração ocorreu durante entrevista ao programa Na Hora, da Rádio 92.3 FM, que foi ao ar, às 13h00.

Ele foi o quinto e último convidado da sabatina promovida pelo portal Rádio Notícia Maranhão, em parceria com a Rádio 92.3 FM e R92.com.br. Durante a conversa, o pré-candidato pedetista disse que conta com o apoio do PCdoB, partido do governador Flávio Dino.

Jota Pinto também destacou, entrevistado pelos apresentadores Isaías Rocha e Flavio Chocolate, que pensa em um modelo de gestão ouvindo as demandas da população, por meio deo Orçamento Participativo – mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras, através de processos da participação da comunidade.

O entrevistado destacou sua carreira política e falou das circunstâncias que o levaram a colocar seu nome à disposição para concorrer ao cargo de prefeito neste ano, afirmando sempre uma proposta diferente.

“São José de Ribamar precisa de um prefeito empreendedor que possa pensar em alternativas capaz de criar emprego e renda para a população ribamarense”, afirmou.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Foto: Reprodução

QUEM É ELE?

José Benedito Pinto, conhecido publicamente como Jota Pinto, nasceu no município maranhense de São João Batista, no dia 05 de novembro de 1964. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), desde jovem luta pela geração de oportunidades e consequente melhoria da qualidade de vida do povo no Maranhão.

É secretário de articulação política da prefeitura de São Luís, presidente do diretório municipal do PDT e pré-candidato a prefeito em São José de Ribamar. Filho de Benedito Rufino Pinto e Hilda das Mercês Pinto, é casado, pai de três filhas e tem uma netinha. É formado em Administração pelo Ceuma e em Marketing pela Universidade Vale do Acaraú.

O convidado de ingressou na política em 1986, quando foi eleito vereador de São Luís. O convite para se candidatar veio do ex-governador do Maranhão, Jackson Lago. Na época, Jota trabalhava na Alumar – onde permaneceu atuando até 2005 – e desenvolvia um trabalho social no cinturão Verde da Ilha, por meio da Fundação Alcoa. Nos pleitos posteriores também disputou o mandato de vereador pelo antigo PAN e pelo PL.

Fez parte da administração do saudoso prefeito Jackson Lago, como superintendente de Articulação Metropolitana. Na gestão do prefeito Tadeu Palácio, foi secretário de Articulação Metropolitana, época em que deu início à discussão sobre a definição dos limites da Ilha de São Luís. Atualmente, é secretário de Articulação Política do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior.

Em 2010 foi presidente do PR no Maranhão e eleito deputado estadual do Maranhão. Em 2012, assumiu o comando do Patriota (antigo PEN) no Maranhão. Em 2014, apesar dos 37.638 votos, não foi eleito ocupando a suplência de sua coligação.

Como deputado estadual, nos dois mandatos foi autor de emendas parlamentares em prol de São José de Ribamar. Na saúde, ajudou com a emenda que destinou verba para a compra de 2 ambulâncias equipadas para o município.

No setor de abastecimento de água, com emenda destinada à construção de poços artesianos. Também destinou emenda para a reforma das escolas CAIC e Dário Santos. Na área da cultura alocou recursos por meio de emenda para o São João e o Carnaval. Na geração de empregos, foi autor da proposição para a instalação do Distrito Industrial no município de São José de Ribamar, cuja área já está comprada.

Foi autor de indicações para a recuperação de vias, realização de drenagem e instalação de iluminação pública em diversos bairros de Ribamar. Na área esportiva, sempre garantiu apoio ao esporte amador, auxiliando times de futebol e ajudando na realização de campeonatos, como forma de fortalecer o setor.

Além da carreira política, Jota também atuou na área esportiva. Foi vice-presidente do Moto Clube, de 2002 à 2003, e presidente de 2004 a 2006. Nesse período construiu o Centro de Treinamento Pereira dos Santos e foi bicampeão da Taça Cidade; Campeão Maranhenses em 2004; vice-campeão em 2005 e Campeão em 2006.

Em busca de uma vida melhor Jota e a família saíram do interior e foram morar na capital quando ele tinha nove anos. Para ajudar a complementar a renda da casa, aos 13 anos começou a trabalhar, mas nunca deixou de estudar e já demonstrava aptidão para liderança e gestão, sendo líder de turma de praticamente todas as séries na escola. Com a formação em nível superior conseguiu empreender. Atualmente as empresas do ramo de serviços atuam em quatro estados.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *