6 de outubro de 2024

Hoje é ‘Dia B’ para o Sampaio no Castelão

 Hoje é ‘Dia B’ para o Sampaio no Castelão
Volta Redonda x Sampaio (Foto: Pedro Borges / Fair Play Assessoria)

No dia 6 de junho de 1944, as tropas aliadas desembarcavam na Normandia (Noroeste da França). Esse dia é considerado por grande parte dos historiadores como o mais importante da 2ª Guerra Mundial e decisivo para a vitória contra o Eixo. Esse dia foi denominado “Dia D”.

Neste sábado, 23, o Sampaio Corrêa terá o seu dia ‘mais importante’ na guerra da Série C. O dia do confronto com o Volta Redonda, time que leva o mesmo nome do município localizado no Vale do Paraíba, na Sul do estado do Rio de Janeiro, será o “Dia B” para a equipe maranhense. Na oportunidade, o Tricolor poderá assegurar sua classificação para a Série B 2018, com apenas um empate.

Apesar de ter sido o líder de pontos do Grupo A, o Sampaio entrou em campo no Estádio Raulino de Oliveira para o jogo de ida das quartas de final sem o favoritismo. Mesmo assim, o Tricolor conquistou uma importante vitória por 1 a 0 com gol do volante Zaquel.

Agora, para retornar à Série B, onde esteve entre 2014 e 2016, o time do técnico Francisco Diá precisa apenas de um empate jogando diante de sua apaixonada torcida em São Luís. Para o torcedor tricolor, vale a pena relembrar as campanhas anteriores que renderam acesso para o Sampaio no Brasileiro.

1997

-Antes de 1997, o Sampaio Côrrea vivia uma situação complicada amargando um jejum de quatro anos sem título no Campeonato Maranhense, mas a campanha na Série C de 1996 deixou os tricolores animados para o ano. Na ocasião, a equipe maranhense ficou na 7ª posição da competição, sendo eliminada nas quartas de final para o Porto-PE no critério de gols qualificados.

-Na Série C de 1997, o Sampaio conquistou 16 pontos (cinco vitórias e um empate) em um grupo que continha Santa Rosa-PA, River-PI e 4 de Julho-PI. Nos três mata-matas seguintes, foram ficando pelo caminho Quixadá-CE, Santa Rosa-PA e Ferroviário-CE, sem o Tricolor perder nenhuma partida nos confrontos.

-Pelo regulamento daquele ano, apenas duas equipes seriam promovidas para a Série B e os classificados seriam decididos em um quadrangular com Sampaio, Juventus-SP, Francana-SP e Tupi-MG.

-Com uma campanha de duas vitórias e três empates, o Sampaio chegou ao jogo decisivo contra a Francana no Castelão precisando de um triunfo para garantir o acesso e o título invicto. A vitória por 3 a 1 com gols de Marcelo Baron (artilheiro da competição), Jó e Cal consagrou a grande campanha do Tubarão.
A experiência do Sampaio na Série B, por sua vez, durou apenas cinco temporadas, culminando com o rebaixamento em 2002.

2012

Após cinco participações na Série C entre 2003 e 2009, e outras duas na Série D em 2010 e 2011, o Sampaio, enfim, fez uma boa campanha em 2012 e terminou a competição com o título invicto, assim como em 1997.

-Comandado por uma espinha dorsal que tinha Arlindo Maracanã, Eloir, Pimentinha e Célio Codó, o Tricolor passou com aproveitamento de 100% em um grupo que tinha Mixto-MT, Comercial-PI, Araguaína-TO e Santos-AP. Nas oitavas de final, o adversário era o Vilhena-ES e, após um empate por 2 a 2 fora de casa, o Sampaio goleou por 4 a 1 no Castelão, em um show de Pimentinha, e passou para o confronto decisivo contra o Mixto.

-Após dois empates por 1 a 1 e 0 a 0, o Sampaio conseguiu se classificar com o gol fora marcado em Cuiabá e conquistou o primeiro acesso da Série D para a Série C de sua história. nApós a subida, o Tricolor ainda passou por Baraúnas-RN e Crac-GO para conquistar o seu terceiro título nacional, segundo invicto.

2013

-Embalado pelo título da Série D no ano anterior, o Sampaio manteve a base de sua equipe buscando o acesso pelo segundo ano consecutivo. Em 2013, a Série C teve um imbróglio jurídico e acabou contando com 11 clubes no Grupo A pela obrigatoriedade de inscrição do Rio Branco-AC.

-Com uma campanha cheia de altos e baixos, o Tricolor chegou à última rodada da fase de grupos na segunda posição, mas precisando de um ponto contra o perigoso Fortaleza na capital cearense. Após estar perdendo por 2 a 0, o Sampaio conseguiu um empate aos 47 minutos do segundo tempo com o zagueiro Paulo Sérgio que garantiu a classificação. O confronto do acesso foi com o Macaé-RJ, um adversário carioca como o atual rival Volta Redonda.

-O primeiro jogo disputado em São Luís terminou pelo placar de 5 a 3 e, na chuva de gols, deixou a sensação de gosto amargo na boca do torcedor maranhense, pois o acesso poderia ter sido definido caso o Tricolor não levasse dois gols no fim. Mas um empate por 1 a 1 no Estádio Cláudio Moacyr sacramentou a subida do Tricolor pela terceira vez em sua história e o retorno à Série B após 12 anos.

-Na semifinal, o Sampaio passou pelo Vila Nova-GO com uma vitória por 2 a 1 no Castelão, após empate sem gols em Goiânia. Na finalíssima contra o Santa Cruz-PE, o Tricolor deixou escapar o quarto título nacional com um empate por 0 a 0 em São Luís e uma derrota em Recife por 2 a 1.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *