7 de outubro de 2024

Alcione recebe homenagem da Assembleia Legislativa

 Alcione recebe homenagem da Assembleia Legislativa
“Essa é a mais importante de todas”, disse a cantora.  — Foto: Reprodução

A cantora maranhense Alcione recebeu nesta quinta (29) a maior honraria do Poder Legislativo do Maranhão: A medalha Manoel Beckman. A marrom recebeu a medalha das mãos dos deputados no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão e disse que ser homenageada em casa é especial.

“Essa é a mais importante de todas. Tem um sabor diferente porque as pessoas falam que santo de casa não faz milagre. Eu faço sim porque, graças a Deus, na minha terra as pessoas me conhecem, reconhecem meu valor, minha vida, minha trajetória”, declarou a cantora.

No local, ela cantou e teve a companhia de apresentações da orquestra da Polícia Militar e o coral São João. O governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão também estiveram presentes na cerimônia.

“A Alcione é um patrimônio do Brasil e do Maranhão pela sua longa e exitosa trajetória cultural, faz parte da identidade brasileira por ser uma das intérpretes mais respeitadas do mundo do samba em vários estados, claro que no Maranhão também. Além de ter, historicamente, uma atitude de muita defesa do nordeste, da cultura brasileira, da cultura do Maranhão”, disse o governador.

A iniciativa de homenagear Alcione com a medalha Manoel Beckman foi do deputado Wendell Lages (PMN).

“Por esse carinho que a Alcione tem pelo Maranhão é que nós propomos essa medalha a essa pessoa tão importante aqui do nosso estado e que tem um trabalho brilhante”, disse o deputado.

“Justa homenagem a Alcione, que hoje é a maior cantora maranhense e, talvez, uma das maiores de todos os tempos”, declarou o deputado Adriano Sarney (PV).

“Pelo que ela representa para o Maranhão e para o Brasil, levando o nome do Maranhão a o Brasil, a nossa cultura. Enfim, homenagear a Alcione é homenagear a cultura do povo do Maranhão”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

História e carreira

Com mais de 47 anos de carreira, Alcione coleciona prêmios e já se apresentou em mais 30 países. São mais de 350 nacionais e internacionais, como o Grammy Latino.

Dona de uma voz inconfundível, a música sempre fez parte da vida de Alcione. O pai foi mestre da banda da Polícia Militar e professor de música. Aos 9 anos, ela já tocava vários instrumentos e cantava nas festas da família.

No início, Alcione tentou carreira na área da educação. Aos 18 anos era professora formada, mas deu aula apenas por dois anos e chegou a ser demitida quando tentava ensinar os alunos a tocar trompete, o que não agradou a direção da escola.

Com os percalços na educação, coube a Idalina Meireles revelar o talento que estava guardado na cantora maranhense.

“Ela comandava a banda, ela era a corneteira oficial e, depois do recreio, a gente ficava sentado e ela entrava com o vozeirão dela, cantando”, lembrou Idalina.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews