7 de outubro de 2024

Ato contra jornada na rede privada reúne trabalhadores

 Ato contra jornada na rede privada reúne trabalhadores
Técnicos em Enfermagem fazem protestos em frente ao São Domingos contra aumento de jornada de trabalho (Fotos: Divulgação)

Sem avanços nas negociações, profissionais de enfermagem que atuam em dois hospitais particulares de São Luís realizam nesta quinta-feira (04/06) um ato em protesto contra o aumento da carga horária da categoria. Uma greve não está descartada.

De acordo com  Sindsaúde-MA e Sintaema, trabalhadores do Hospital São Domingos e da UDI Hospital (Rede D’or) participam do ato. Durante a manifestação, eles reclamam da mudança de escala, que fez a jornada passar de 12hx36h, e não mais 12hx60h, aumentando em 50% o horário de trabalho.

Os manifestantes iniciaram o ato as 7h00 em frente ao Hospital São Domingos, na avenida Jerônimo de Albuquerque, no Bequimão. Em seguida, se dirigiram em direção à avenida professor Carlos Cunha, no Jaracaty, onde deram início ao ato em frente ao UDI.

A reportagem do Rádio Notícia Maranhão acompanhou a manifestação e conversou com alguns profissionais que participaram do ato. Segundo um dos manifestantes, a profissão precisa ser mais bem valorizada, já que vem na dianteira do grupo de risco em contrair a COVID-19: “Toda a categoria vem sendo massacrada. Precisamos de uma valorização, até porque estamos segurando essa crise sanitária nas costas, alguns dos nossos colegas já tombaram e o aumento dessa jornada pode agravar ainda mais a nossa situação”, desclarou.

O QUE DIZ O SÃO DOMINGOS?

Em nota, o Hospital São Domingos informou que já existe um diálogo com a categoria sobre a questão e fez alguns esclarecimentos sobre questionamentos veiculados a respeito de eventuais modificações em escalas de trabalho de sua equipe de enfermagem:

Desde a sua fundação, há 30 anos, o hospital vem cumprindo todas as determinações da legislação trabalhista, mantendo sempre o diálogo com os sindicatos que representam a categoria e procurando adotar jornadas de trabalho compatíveis com as normas trabalhistas.

Como parte do plano de enfrentamento da crise em decorrência da pandemia, e em busca de manter os postos de trabalho, fez-se a proposta de mudança para os atuais colaboradores que praticam a escala de trabalho de 12 X 60 para a escala 12 X 36. Após ouvir a categoria e os sindicatos que a representa, iniciou-se um diálogo sobre a questão, em busca de alternativas, e a recente suspensão da mudança dessa escala para os atuais colaboradores.

O Hospital e os legítimos representantes dos trabalhadores prosseguirão em busca de alternativas que atendam a todos os envolvidos. Por oportuno, é certo que o País enfrenta momentos difíceis que afetam não só as famílias, mas também as empresas, que não estão imunes à instabilidade econômica vivenciada mais fortemente a partir do início da pandemia.

Todas as decisões tomadas pelo Hospital São Domingos visam proteger a sua função social e a prestação de serviços à população maranhense, em estrito cumprimento da legislação.

Reiteramos nossa postura de diálogo franco e respeitoso com as entidades sindicais, nossos colaboradores e a sociedade e nosso compromisso de prestação de serviços hospitalares à população maranhense, a manutenção do maior número possível de empregos e de sempre buscar manter nossa sustentabilidade financeira que garanta a continuidade de nossa finalidade maior, que é cuidar das pessoas.

O QUE DIZ O UDI HOSPITAL?

Por meio de nota, o UDI Hospital esclarece que trabalha estritamente dentro da Lei. A escala de plantão de 12×36 para os enfermeiros e técnicos de enfermagem obedece à Lei Federal 13.467/2017, e o hospital, nestes últimos meses, não tem feito mudanças para a referida escala.


O UDI Hospital informa ainda que durante o período de pandemia prestou assistência médica gratuita, extra convênio, a todos os colaboradores que por opção não têm plano de saúde; antecipou o 13º salário e o pagamento do banco de horas, bem como do bônus programado para os próximos dias em conformidade com as metas alcançadas em 2019 e antecipou 50% do alvo do bônus de 2020 (pagamento em julho), além de prestar auxílio às famílias dos colaboradores que tiveram desfecho negativo por conta da Covid-19.

Reconhecemos os esforços dos funcionários e confirmamos nosso compromisso e respeito a todos

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *