7 de outubro de 2024

Covid-19: Secretária de Saúde de Caxias testa positivo

 Covid-19: Secretária de Saúde de Caxias testa positivo
Socorro Melo, secretária de Saúde em Caxias (MA), testa positivo para Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias

A secretária municipal de Saúde de Caxias, a médica Socorro Melo, testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi confirmado na segunda-feira (13) pela Secretaria de Saúde do município, localizado a 360 km de São Luís, após a divulgação do boletim epidemiológico do governo do Estado, que confirmou os primeiros dois casos de coronavírus na cidade que tem mais de 160 mil habitantes.

Além da secretária, o filho dela também testou positivo para o novo coronavírus. De acordo com a nota, Socorro Melo que também é médica intensivista e psicóloga, foi afastada das atividades desde o dia 3 de abril, quando começou a perceber os primeiros sintomas da doença.

De acordo com Socorro Melo, ela e o filho estão em casa, cumprindo o isolamento social, não possuem complicações de saúde e estão seguindo as orientações médicas. Além disso, ela pediu à população do município que continue em casa.

“Protejam-se e consequentemente protegerão os profissionais da saúde que estão preparados para nos atender”, disse a secretária.

Secretaria de Saúde de Caxias, no Maranhão, confirma teste positivo da secretária para Covid-19. — Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde de Caxias

Este é o primeiro caso público de uma autoridade saúde do Maranhão que testou positivo para Covid-19. Outro caso semelhante também já foi registrado no país. No Rio de Janeiro, a secretária Beatriz Busch, também testou positivo para Covid-19, mas já está recuperada.

Em entrevista à TV Mirante nesta terça-feira (14), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), informou que todos os funcionários que tiveram contato com a secretária estão sendo monitorados.

“Estamos monitorando todas essas pessoas que já tiveram contato com a pessoa que é portadora. Vamos continuar monitorando, tratando as pessoas, fazendo exames para que possamos confirmar ou não a possibilidade de um novo caso, principalmente por conta da transmissão comunitária”, disse o prefeito.

Coronavírus no Maranhão
Até o último boletim divulgado na segunda-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tinha registrado 478 casos e 32 mortes. Cinco novas mortes foram notificadas somente em 24h.

Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *