Covide- 19: O poder das alianças estratégicas na crise
Segundo a Revista PEGN, de forma geral as vendas caíram mais de 60% em todo mercado brasileiro com a pandemia. Este é um momento onde todos os negócios devem pensar e agir rápido em novas formas garantir a sua receita. E muitos já estão fazendo.
Porém, o que mais pode ser realizado? Talvez, uma solução pertinente neste momento sejam as alianças estratégicas. Na administração e gestão empresarial, aliança estratégica é a relação formal entre duas ou mais empresas que buscam alcançar um conjunto de objetivos previamente acordados, porém, mantendo-se como empresas independentes.
Acordos para divulgações, canais de venda e estratégias conjuntas com empresas locais – e até concorrentes – têm ajudado empreendedores a passar pela crise.
O QUE PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS EM ESPECIAL PODEM FAZER:
- Parcerias com influenciadores digitais para divulgação de produtos e serviços
- Parceria com redes sociais de divulgação para potencializar os serviços de entregas
- Criação de vouchers promocionais para uso após pandemia, é possível realizar por meio de plataformas como a B2MAKE. Esta é uma ótima alternativa para quem trabalha como salão, barbearia, roupas, ateliês, esteticistas.
- Associar o seu produto a plataformas de Market Place: o Magazine Luiza, por exemplo, abriu sua plataforma para pequenos empreendedores comercializarem seus produtos.
- Parcerias com supermercados ou mercearias locais para expor os produtos. Para quem trabalha com bolos, salgadinhos, brownies, é uma excelente opção.
Este é um momento de você olhar para fora do seu negócio também e pensar em como você pode desenvolver novos modelos de comercialização e também faturar, mesmo na crise.
O marketing cooperado com serviços essenciais tem funcionado em várias regiões do país, como por exemplo padaria, farmácia, quitanda, supermercado – a orientação é pensar se há algo que possa integrar ao seu modelo de venda ou ainda propor uma divulgação.
Publicitário, Professor Universitário e Escritor. Consultor Palestrante em Experiência do Cliente. Mestre em Ciências da Educação e Administração Escolar com Pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação; MBA em Marketing; Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior.