6 de outubro de 2024

Covide- 19: O poder das alianças estratégicas na crise

 Covide- 19: O poder das alianças  estratégicas na crise
Foto: Divulgação

Segundo a Revista PEGN, de forma geral as vendas caíram mais de 60% em todo mercado brasileiro com a pandemia. Este é um momento onde todos os negócios devem pensar e agir rápido em novas formas garantir a sua receita. E muitos já estão fazendo.

Porém, o que mais pode ser realizado? Talvez, uma solução pertinente neste momento sejam as alianças estratégicas. Na administração e gestão empresarial, aliança estratégica é a relação formal entre duas ou mais empresas que buscam alcançar um conjunto de objetivos previamente acordados, porém, mantendo-se como empresas independentes.

Acordos para divulgações, canais de venda e estratégias conjuntas com empresas locais – e até concorrentes – têm ajudado empreendedores a passar pela crise.

O QUE PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS EM ESPECIAL PODEM FAZER:

  • Parcerias com influenciadores digitais para divulgação de produtos e serviços
  • Parceria com redes sociais de divulgação para potencializar os serviços de entregas
  • Criação de vouchers promocionais para uso após pandemia, é possível realizar por meio de plataformas como a B2MAKE. Esta é uma ótima alternativa para quem trabalha como salão, barbearia, roupas, ateliês, esteticistas.
  • Associar o seu produto a plataformas de Market Place: o Magazine Luiza, por exemplo, abriu sua plataforma para pequenos empreendedores comercializarem seus produtos.
  • Parcerias com supermercados ou mercearias locais para expor os produtos. Para quem trabalha com bolos, salgadinhos, brownies, é uma excelente opção.

Este é um momento de você olhar para fora do seu negócio também e pensar em como você pode desenvolver novos modelos de comercialização e também faturar, mesmo na crise.

O marketing cooperado com serviços essenciais tem funcionado em várias regiões do país, como por exemplo padaria, farmácia, quitanda, supermercado – a orientação é pensar se há algo que possa integrar ao seu modelo de venda ou ainda propor uma divulgação.

Fernando Coelho – Foto: Divulgação

Publicitário, Professor Universitário e Escritor. Consultor Palestrante em Experiência do Cliente. Mestre em Ciências da Educação e Administração Escolar com Pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação; MBA em Marketing; Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *