6 de outubro de 2024

‘É medida sustentável’, diz BRK sobre usina de energia solar

 ‘É medida sustentável’, diz BRK sobre usina de energia solar
Lineu Machado, gerente operacional da BRK Ambiental, em entrevista à Rádio 92 FM (Foto: Divulgação/RNM Online)

O gerente operacional da BRK Ambiental, Lineu Machado, disse na última sexta-feira (03/07), em entrevista a Rádio 92.3 FM, que o início das operações da usina de energia solar responsável para abastecer o sistema de saneamento no Maranhão é uma medida que confere ainda mais sustentabilidade a um negócio que é, em essência, sustentável. “O saneamento básico busca justamente garantir a preservação do meio ambiente e, operar nosso sistema com os benefícios da energia solar e da geração distribuída, é um passo incrível nessa direção”, destacou.

Entrevistado no programa Na Hora, pelos apresentadores Isaías Rocha e Flavio Chocolate, o executivo da maior empresa privada do setor de saneamento básico do país, também destacou que a usina de energia solar que foi implantada em Timon, terá capacidade de produzir cerca de 4.000 MWh/ano de energia limpa para as operações das unidades de baixa tensão de água e esgotamento das cidades de Paço do Luminar e São José de Ribamar.

Durante o bate-papo, Lineu revelou ainda que o sistema que acaba de ser entregue corresponde a 40% do projeto idealizado entre a BRK Ambiental e a Athon Energia, empresa que investe, desenvolve e gere projetos em energia renovável e eficiência energética, em especial nos segmentos de autoprodução, geração distribuída e mercado livre.

Além disso, o projeto vai contar com duas usinas solares, instaladas nas cidades de Timon e Matões, e vai garantir a geração de 10 mil MWh/ano. A responsável pelo investimento das obras é a Athon Energia, com um valor total de R$ 25 milhões, parcialmente financiado por títulos de dívida verde (green bonds), ação que reforça o compromisso da iniciativa com questões relacionadas ao meio ambiente, impacto social e governança corporativa. 

Com o projeto, a BRK Ambiental vai ampliar o compromisso de implantar projetos capazes de aumentar a consciência ambiental, reforçar a capacidade de investimento no Maranhão, por meio da economia gerada com custos energéticos, além de aumentar a quantidade de energia disponível em determinadas regiões do Estado, devido à energia injetada pela usina no sistema da concessionaria.

O convidado afirmou ainda que a energia elétrica é um dos insumos mais importantes para a operação dos sistemas de saneamento, pois Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, além de todo o sistema de monitoramento e distribuição, demandam uma quantidade grande de energia. A energia elétrica é um dos insumos mais importantes para a operação dos sistemas de saneamento, pois Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, além de todo o sistema de monitoramento e distribuição, demandam uma quantidade grande de energia.

A entrevista contou com a presença da gerente de comunicação da companhia, Juliana Motta. Para Lineu Machado, com o novo sistema operacional adotado pela BRK Ambiental, as usinas vão gerar 55% do volume de energia consumida nas operações no Maranhão, volume suficiente para atender cerca de 15 mil pessoas.

Confira a versão completa da entrevista

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *