8 de outubro de 2024

Embarcações com 4 toneladas de pescado ilegal é apreendida

 Embarcações com 4 toneladas de pescado ilegal é apreendida

As embarcações serão entregues à Capitania dos Portos (Foto: Reprodução)

As embarcações serão entregues à Capitania dos Portos (Foto: Reprodução)

O Navio-Patrulha “Bracuí”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, em operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), apreendeu nessa quarta-feira (14) duas embarcações realizando pesca ilegal no litoral do estado do Maranhão. Na ocasião, o navio realizava Operação de Patrulha Naval a fim de fiscalizar e reprimir o descumprimento da Lei da Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e a pesca ilegal nas águas sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval.

Além de estarem de posse de cerca de 04 toneladas de pescado ilegal, as embarcações infringiram a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (não portavam qualquer documento ou não estavam com condutor habilitado). As embarcações “REAL MADRID” e “PESCA E CIA” serão entregues à Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e a carga foi apreendida pelo IBAMA.

A operação foi conduzida pelo Navio-Patrulha “Bracui” com recursos disponibilizados pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) provenientes do Programa de Avaliação, Monitoramento e Conservação da Biodiversidade Marinha (REVIMAR) em parceria com o IBAMA para fiscalização de pesca ilegal.

Segundo o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Jaques Ferreira “o uso de inteligência para a identificação das áreas de concentração de pesca e a parceria com o IBAMA foram fundamentais para o sucesso da operação. Trabalhamos pela segurança da navegação e contribuímos para o uso racional de nossos recursos naturais no mar”.

O Navio chegou à Base Naval de Val de Cães, com as embarcações apreendidas, na noite dessa quinta-feira (15).

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews