6 de outubro de 2024

Indústrias lamentam falta de mão de obra em Imperatriz

 Indústrias lamentam falta de mão de obra em Imperatriz
Falta de mão de obra qualificada afeta indústrias imperatrizenses — Foto: Divulgação/Fiema

Os setores industriais ligados a movelaria, vestuário e alimentos revelam encontrar dificuldade para contratação de mão de obra qualificada em Imperatriz. Com vagas de trabalho abertas, empresários imperatrizenses enfrentam um grande problema quanto à quantidade de vagas disponíveis e à falta de profissionais para o mercado.

Esse foi um dado constatado recentemente por meio de pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo a qual o setor industrial brasileiro enfrenta um paradoxo, pois enquanto o Brasil contabiliza 11,6 milhões de desempregados, metade das fábricas do país diz ter dificuldade para encontrar mão de obra qualificada.

Intitulada Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, o estudo aponta a escassez de mão de obra qualificada que afeta principalmente a indústria de biocombustíveis, onde 70% das empresas alegam ter dificuldades com a qualificação dos trabalhadores. Em seguida vêm as indústrias de móveis (64%), de vestuário e de produtos de borracha (todas com 62%), têxtil e de máquinas de equipamentos (60% cada).

O presidente do sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir) e empresário do setor de movelaria, Messias Nunes Sarmento, destaca que o setor sofre para suprir as vagas abertas e que isso impacta na produtividade. “Essa é uma questão que nos afeta diretamente, pois sem o profissional qualificado a nossa produtividade e competitividade fica comprometida”.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *