6 de outubro de 2024

‘Limpa e democrática’, diz engenheiro sobre energia solar

 ‘Limpa e democrática’, diz engenheiro sobre energia solar

Hugo Andrade, que é sócio da empresa Teto Solare, destacou que investimento em painéis solares ajuda a reduzir custos com a conta de energia

Engenheiro elétrico Hugo Andrade, em entrevista à Rádio 92 FM (Foto: Divulgação)

O engenheiro elétrico Hugo Andrade, que é sócio da empresa Teto Solare, disse nessa segunda-feira (21/10), em entrevista a Rádio 92.3 FM, que a fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e democrática. “Além de ser uma energia limpa, é bom explicar, que a fotovoltaica vem democratizar e permitir a liberdade do conforto dos eletrodomésticos”, disse.

Entrevistado no programa Na Hora, pelos apresentadores Isaías Rocha e Flavio Chocolate, o especialista também destacou que o investimento em painéis solares ajuda a reduzir custos com a conta de energia e se tornar mais competitivos no mercado.

Durante o bate-papo, vários ouvintes participaram do programa e destacaram que a conta de energia elétrica sempre representou um dos custos elevados para consumidores e donos de estabelecimentos comerciais. No entanto, Hugo Andrade informou que esse encargo pode ser aliviado devido ao investimento no aproveitamento da energia gerada pela luz solar.

“O setor de comércio e serviços tem a energia elétrica como o seu segundo ou terceiro maior gasto operacional. O uso da energia solar fotovoltaica ajuda a aliviar esse custo e vem trazer maior previsibilidade e maior independência energética para o planejamento financeiro das empresas”, informou.

Confira a versão completa da entrevista

Democrática: Levantamento realizado pelo RNM apontou que em 2018, a adesão aos geradores domésticos – placas solares instaladas nos telhados de imóveis residenciais que convertem a luz solar em energia elétrica – subiu surpreendentes 350% no Brasil. É fácil entender os motivos. O país possui um alto índice de irradiação solar e ainda não arrecada impostos sobre essa produção domiciliar de energia, chamada de geração distribuída. Isso significa que após o período de recuperação de investimento – de 3 a 7 anos – a energia derivada dos painéis solares se torna praticamente gratuita.

Benefícios: Além disso, seu impacto ambiental é muito reduzido em relação à outras fontes como os combustíveis fósseis e as hidrelétricas. A energia solar pode ser também um importante instrumento na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews