7 de outubro de 2024

MA é 5º do Nordeste em ataques a carros-fortes

 MA é 5º do Nordeste em ataques a carros-fortes

Carro-forte de empresa do Piauí explodido em maio na região de São Bernardo (Divulgação)

Carro-forte de empresa do Piauí explodido em maio na região de São Bernardo (Divulgação)

Maranhão é o quinto estado da Federação, a nível de Nordeste, em registro de ataques a carros-fortes, este ano, com quatro ocorrências. No país, nos primeiros seis meses, segundo levantamento feito pelo site do G1, com base nos dados da Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTBV) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp), as explosões desse tipo de veículos cresceram 53% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 75 casos, contra 49 ocorrências em 2017.

A maioria dessas ações criminosas este ano foi no nordeste, com 46 ocorrências. As quadrilhas que atuam na região são denominadas “Novo Cangaço”. A Bahia é o estado com o maior número, 10 assaltos, seguido do Ceará, com nove, Pernambuco, com oito, e Paraíba, com sete, seguido do Maranhão.

O caso mais recente no estado ocorreu na tarde do dia 2 de maio, no povoado Cana Brava, zona rural de Água Doce do Maranhão. O delegado Raphael Silva, da cidade de Araioses, declarou que a polícia foi informada do assalto por meio dos moradores que se depararam com os criminosos portando armas de grosso calibre nas rodovias MA-345 e MA-034 e encontraram o carro-forte de uma empresa de transporte de valores do Piauí, explodido no matagal.

Essa ação criminosa teria sido realizada por seis homens encapuzados, que estavam em uma Hilux branca e em uma motocicleta. Os bandidos atacaram o carro-forte e o levaram para uma área de matagal onde foi explodido. A polícia não soube informar o valor roubado e o que aconteceu como o motorista e os seguranças que estava no veículo, já que a empresa não divulgou detalhes. Um dos veículos usados pelos bandidos foi incendiado.

O outro caso foi registrado no dia 12 de abril deste ano. Os quadrilheiros conseguiram explodir o carro-forte da Prosegur, no povoado Caxuxa, zona rural de Alto Alegre do Maranhão. Há informações de que os bandidos, utilizando armas de grosso calibre, roubaram algo superior a R$ 1 milhão.

O carro-forte retornava de Barra do Corda com o destino a Bacabal, mas foi atacado ao reduzir a velocidade ao passar por uma lombada. O veículo foi trancado pelos veículos dos criminosos e obrigado a parar. Os criminosos utilizaram fuzis 762 e ponto 50, disparam vários tiros contra o veículo, que foi explodido em seguida. Os vigilantes nada sofreram, apesar da intensidade do tiroteio. Os criminosos retiraram os malotes com o dinheiro e fugiram em duas caminhonetes SW4 e Hilux.

Mais ocorrências

Na noite do dia 22 de fevereiro deste ano, bandidos atacaram um carro-forte, na BR-316, no trecho entre as cidades de Timon e Caxias. Os criminosos chegaram a disparar vários tiros contra o veículo. Um dos vigilantes ficou ferido e foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina, no Piauí.

Três dias depois desse assalto, a polícia, realizando rondas no município de Timon, conseguiu prender dois envolvidos nesse caso, identificados como Robert Kauan Amorim Farias, de 35 anos, natural do Ceará, e o pernambucano Loemir Júlio da Silva, de 30 anos. Com eles, a polícia aprendeu um veículo SW4 branco, de placas PIW-3813, material explosivo, furadeiras, luvas, dinheiro e balaclava.

Também no dia 9 de janeiro deste ano, assaltantes fuzilaram e roubaram o dinheiro de um carro-forte que transitava na zona rural de São Bernardo. Esse veículo pertencia a uma empresa transportadora de valores do estado do Piauí. O valor roubado não foi revelado.

Cabeças

Este ano, dois líderes de uma organização criminosa acusada de ataques a carros-fortes no Maranhão foram presos pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Um deles foi Clauton Barbosa Gonçalves, o Gato, no dia 5 de maio, na cidade de Santa Luzia. Com ele os policiais apreenderam quatro fuzis de calibre 5.56 mm, um fuzil AK-47, uma espingarda calibre 28, uma espingarda calibre 12, duas pistolas Glock e centenas de munições calibres 28, 5.56 mm, 7.62 mm, 7.62 x 39 mm. Também foram apreendidos dezenas de comprovantes bancários, a quantia de R$ 68.200,00 e sete veículos.

Ainda segundo a polícia, esse criminoso teria sido o “cabeça” nos ataques a carros-fortes nas cidades de Bom Jesus das Selvas, no dia 25 de julho de 2017, São Bernardo no dia 9 de janeiro deste ano e em Alto Alegre do Maranhão no dia 12 de abril deste ano. Ele era foragido do 22º Distrito Policial, em Teresina, desde 2013.

A polícia prendeu, também, Adriano da Silva Brandão, o Adriano Pânico ou General, em abril, no Pará. De acordo com as informações da polícia, ele era foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e tinha três mandados de prisão por assaltos a carros-fortes em Marabá, no Pará, no Maranhão e no Tocantins. Com o criminoso os policiais apreenderam um fuzil AK 47, dezenas de munições, dois coletes à prova de balas, quatro capuzes tipo “balaclava”, luvas, cordão detonador de explosivos, carregadores de armas e roupas camufladas.

O bando criminoso do qual Adriano Brandão fazia parte, tem envolvimento no ataque a carros-fortes em abril deste ano, em Alto Alegre, no Maranhão, e em fevereiro, no interior do Piauí. Ele chegou a passar 10 anos preso no Pará acusado de roubo a banco na modalidade conhecida como “vapor” ou “novo cangaço”, em Tucuruí.

Outro lado

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou, por meio de nota, que os investimentos no aparato de segurança para inibir essa prática criminosa incluem desde ações estratégicas à convocação de novos policiais e treinamento de grupos específicos dentro da corporação da polícia. Dentre os quais, destaca-se a atuação da Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar) e o Grupo de Resposta Tática (GRT) e mais de 200 acusados de cometer esse tipo de crime já foram presos durante estes últimos três anos.

Entenda

Ataques a carro-forte no Maranhão este ano

Dia 9 de janeiro – ataque a um carro-forte em São Bernardo

Dia 22 de fevereiro – atraque a um carro-forte entre as cidades de Timon e Caxias

Dia 12 de abril – ataque ao carro-forte da Prosegur, em Alto Alegre do Maranhão

Dia 02 de maio – assalto ao carro-forte na cidade de Água Doce

Número

75 é o número de carros-fortes atacados por criminosos este ano no país, sendo 46 na região nordeste, quatro deles no Maranhão, que ocupa no 5º lugar nesse tipo de ocorrências

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews