6 de outubro de 2024

Maranhão deve vacinar oito milhões de bovinos contra aftosa

 Maranhão deve vacinar oito milhões de bovinos contra aftosa
Maranhão deve vacinar oito milhões de bovinos durante campanha contra aftosa — Foto: Divulgação

Oito milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados no Maranhão, durante a campanha contra a febre aftosa. O número corresponde a 90% de cobertura vacinal a ser alcançada pelo Governo do Estado. A vacinação é coordenada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA). Nesta campanha, o Governo adquiriu vacinas que serão doadas às áreas indígenas, quilombolas e produtores em situação de vulnerabilidade. A vacinação encerra dia 31 de julho.

A diretora geral da AGED/MA, Fabiola Ewerton, explicou que a campanha está sendo bem diferente, considerando o cenário de pandemia do novo coronavírus. “Essa campanha está sendo bastante desafiadora. Tivemos a alteração no período de vacina, inovando ao adotar a comprovação de forma virtual. Esperamos que, com o empenho de todos os envolvidos no processo, possamos alcançar os índices vacinais determinados pelo Ministério da Agricultura”, disse a gestora. Deve ser vacinado todo o rebanho e de todas as idades.

Áreas consideradas de vulnerabilidade – indígenas, quilombolas e produtores dos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH) – receberam 2.366 frascos de vacina, o que equivale a 35.490 doses. “Essa é a terceira campanha em que o Estado participa adquirindo as vacinas com recursos próprios. As vacinas doadas vão auxiliar muito no atendimento às áreas mais vulneráveis e assim conseguiremos alcançar os índices”, afirmou Fabiola Ewerton. O trabalho nestas áreas é desenvolvido por técnicos das unidades regionais da AGED, que deslocam aos locais para a imunização dos rebanhos.

O alcance da meta da campanha levará o Estado a atingir o status de ‘zona livre de aftosa’. O site da AGED – www.aged.ma.gov.br – contém informações necessárias para que o produtor tenha acesso ao processo de comprovação da vacina e outras orientações. Este ano, a campanha, que era realizada sempre no mês de maio, foi adiada para junho, devido à pandemia do novo coronavírus. O prazo se aplica nos estados do Nordeste.

Comprovação

Após imunizar o rebanho, o produtor deve comprovar a vacinação. Para isso, pode encaminhar seus dados pessoais, quantidade e faixa etária dos bovinos e bubalinos vacinados e nota fiscal comprovando a compra da vacina, por e-mail ou agendando por telefone, onde recebe uma data para atendimento presencial no escritório da AGED em que a propriedade está cadastrada. A comprovação pode ser feita até 31 de agosto.

Na ocasião, o produtor pode comprovar também as vacinações contra raiva e brucelose.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *