6 de outubro de 2024

Maranhão já teve 580 ocorrências de estupro só este ano

 Maranhão já teve 580 ocorrências de estupro só este ano
O perigo que, para as crianças e adolescentes, mora na mesma casa, para as mulheres está na rua (Foto: Reprodução)

O estupro foi motivo de 580 ocorrências este ano em todo o Maranhão. No ano passado, foram 1.254 registros.

Os números escondem uma realidade que, muitas vezes, começa na infância. Crianças que são estupradas por pais, padrastos, tios, avós ou pessoas próximas consideradas “de confiança”. O pior é que esse tipo de crime, geralmente, se torna parte da rotina, se não for denunciado. E quase nunca é.

“Esses são os estupros denunciados pra organismos oficiais e pra polícia, mais ainda há uma parcela muito significativa de estupros ocorridos, especialmente dentro do contexto doméstico familiar, que não é denunciado”, destaca a delegada Kazumi Tanaka.

“A maior parte dos estupros não são denunciados e não chegam à polícia. Somente 10% chegam e a gente tem tido um crescimento no número de estupros”, afirma diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

O perigo que, para as crianças e adolescentes, mora na mesma casa, para as mulheres está na rua.

“Enquanto crianças e adolescentes são estupradas no ambiente doméstico familiar por pessoas próximas, as mulheres adultas acabam sendo vítimas de estupros por pessoas desconhecidas. Neste caso, cabe à mulher fazer a denúncia ou não. Ela não pode ser obrigada a denunciar um caso de estupro”, explica Susan Lucena.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *