6 de outubro de 2024

Maranhão pode ter o dobro de mortes por covid-19

 Maranhão pode ter o dobro de mortes por covid-19
Número de mortes registradas nos cartórios pela Covid-19 é bem maior que o número oficial no Maranhão (Foto: Reprodução)

O número de casos confirmados do novo coronavírus não para de crescer no Maranhão. O estado já chegou a marca de 9.112 casos e 444 mortes registradas. Mas, de acordo com levantamento do site Rádio Notícia Maranhão, em parceria com o programa Na Hora, da Rádio 92.3 FM, com base em dados dos cartórios maranhenses que são responsáveis pelos registros de óbitos, o número de vítimas pode ser maior do que o divulgado oficialmente. 

A pesquisa leva em consideração o período entre as ocorrências de casos e o registro nas estatísticas do governo do estado. O primeiro óbito confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, por exemplo, foi informado no dia 29 de março. No entanto, em 1º de março, vintw w oito dias antes do primeiro registro, o estado já contabilizava mortes por síndromes respiratórias e causas indeterminadas, conforme a Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).

Mortes por coronavírus no Maranhão podem ser maiores do que revelam dados oficiais — Foto: Reprodução

Por isso, o levantamento realizado leva em conta o lapso entre 1º de março à 12 de maio, data do últmo boletim epidemiológico. Nesse periodo, pelos números oficiais do estado, foram registradas 444 mortes pelo novo coronavírus no Maranhão. No entanto, o registros somados pelos cartórios foram contabilizados em todo o território maranhense 631 óbitos com a doença ou com suspeita de Covid-19.

O Sistema apresenta um crescimento do número de registros de óbitos com suspeita ou confirmação de COVID-19, em todo o Brasil, desde o início de 2020. No Maranhão, o CRC  revela um dado assustador: dos 631 pelo 253  foram sepultados com a suspeita da doença, pois em situações como essas o resultado do exame só sai depois que o morto já está enterrado.

Dados de cartórios revelam que Maranhão pode ter dobro de mortes por Covid-19 do que o divulgado — Foto: Reprodução

SUBNOTIFICAÇÃO

Durante uma recente entrevista ao O Globo, a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, ao analisar uma situação no Rio de Janeiro semelhante à do Maranhão, afirmou que todos esses dados podem indicar subnotificação.

“Não temos nenhuma dúvida de que há um percentual significativo de mortes por causa indeterminada, ou por SRAG ou por pneumonia não qualificada quanto ao agente etiológico (causador da doença) com muita chance de ser atribuída ao coronavírus”, disse.

Ele diz que a possível subnotificação ocorre por um conjunto de fatores, como a falta de testes no estado e casos de pacientes que têm uma piora rápida e não têm o diagnóstico a tempo.

Boletim aponta 444 mortes que é quase a metade dos 631 óbitos por síndromes respiratórias registrados pelos cartórios (Foto: Reprodução)

21 MORTES EM 24H

O Maranhão registrou mais 586 casos de infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24h, como confirma o boletim da Secretaria de estado da Saúde (SES). Considerando os quatro municípios da Grande São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar) foram 166 casos e 420 em municípios do interior do estado. O Maranhão tem 444 mortos pela doença e 1877 recuperados.

Ao todo, 9112 pessoas foram infectadas no Maranhão, segundo a SES. Nas últimas 24, 21 mortes foram confirmadas, sendo oito em São Luís, oito em Imperatriz, duas em Açailândia, uma em Carutapera, uma em Presidente Sarney e outra ocorrência em Davinópolis.

As informações oficiais dão conta de que dos 217 municípios do Maranhão, 167 têm casos confirmados da doença. São Luís tem os maiores números com 4917 infectados e 332 mortos.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *