6 de outubro de 2024

Maranhão tem queda de 15,7% de inscritos no Enem

 Maranhão tem queda de 15,7% de inscritos no Enem
Este ano, de acordo com dados do MEC, pouco mais de 216 mil pessoas deverão se submeter ao seletivo, que acontecerá no mês de novembro (Foto: Divulgação)

O Maranhão apresentou queda, em um ano, no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que, em 2017, fo­ram registradas 257.368 inscrições. Já em 2018, segundo o Governo Federal, foram confirmadas 216.755 pessoas aptas a se submeter ao seletivo, o que representa diminuição de 15,7% na quantidade de registros. Questionado, o MEC não informou quais as possíveis causas para essa diminuição no número de casos.

Apesar de a queda ser aparentemente favorável aos candidatos, especialistas alertam que o número não deve ser analisado de forma absoluta, já que a concorrência em 2018 poderá ser mais qualificada, com maior bagagem de informações. Ainda de acordo com o MEC, o número de inscritos do Maranhão é o quarto maior da Região Nordeste, sendo o estado superado por Bahia (398.490), Ceará (328.561) e Pernambuco (307.317).

A quantidade de inscritos no estado representa 3,93% do total de candidatos auferidos pelo MEC e que estão autorizados a fazer o Enem em 2018. A Região Nordeste, da qual o Maranhão faz parte, é a segunda em número de candidatos aptos no país este ano, ficando atrás apenas da Região Sudeste, que representa 37% das inscrições.

Em entrevista à imprensa, realizada na terça-feira, 29, em Brasília, representantes do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram novidades para o exame deste ano. A mais significativa, na prática, para os alunos diz respeito ao tempo de duração das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias (que deverão ser aplicadas no dia 11 de novembro deste ano). Os candidatos, de acor­do com o MEC, terão 30 minutos a mais para responder as questões referentes a essas temáticas.

De acordo com o Governo, a mudança atende a uma reivindicação de candidatos em edições anteriores. Outra mudança será a dispensa de apresentação do laudo para os participantes que necessitam de atendimento especializado e que tiveram laudos aprovados em edição anterior do Enem.

Contagem regressiva
Se para o MEC as provas somente serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro – ou seja, daqui a quase seis meses –, para os candidatos é como se o exame fosse ser aplicado daqui a alguns dias. Em vários cursinhos da capital, é grande a presença de alunos que se preparam para as provas.

A maioria dos candidatos tenta conciliar a rotina estudantil com a revisão dos estudos visando ao Enem. A estudante Rayssa Carvalho, de 16 anos, passará pelo segun­do. “No primeiro, ainda cometi er­ros. Fora que foi mais um teste. Des­ta vez, será para valer”, disse.

Já a colega da jovem, a também estudante Paola da Silva, disse a O Estado que está em busca de uma vaga no curso de Direito. “Para isso, preciso atingir uma boa pontuação. Sei da responsabilidade e, portanto, quanto mais cedo eu me preparar, melhor para mim”, disse.

Questionada se a diminuição de candidatos no Maranhão é positiva, ela foi enfática. “Em tese, sim. Mas a galera deve vir em um nível alto. Melhor não vacilar”, afirmou.

Números
216.755 é a quantidade de inscrições confirmadas no MA para o Enem 2018
15,7% é a queda registrada no número de inscritos no Enem no MA em um ano

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

0 Reviews