6 de outubro de 2024

Maranhenses acompanham eclipse solar

 Maranhenses acompanham eclipse solar
Eclipse solar encantou milhares de observadores em São Luís (Foto: Paulo Soares)

Um raro fenômeno natural pôde ser visto, parcialmente, no Maranhão: o eclipse solar. Na Praça Maria Aragão, localizada no Centro, em São Luís, um grupo de pessoas, entre crianças e adultos, se reuniu, na tarde de ontem, para prestigiar o espetáculo do Sol.

Nos Estados Unidos, onde o dia virou noite, milhares de cidadãos assistiram ao evento. No Brasil, o evento pôde ser visto parcialmente, em alguns pontos do país, com melhor visibilidade nas regiões Norte e Nordeste. Natal-RN, Boa Vista-RO, Macapá-AP, Maceio-AL, Fortaleza-CE e Belém-PA foram as melhores capitais brasileiras para observar o fenômeno.

Na capital maranhense, o fenômeno começou por volta das 16h17 e os curiosos puderam ver aproximadamente 23% da superfície do Sol coberta. Além de telescópios, foram disponibilizados óculos com tecnologia própria e lentes produzidas especialmente para esta finalidade. Às 16h em ponto, já era possível ver o início do eclipse, transmitido em tempo real pelas redes sociais em diferentes partes do país.

A observação do eclipse quebrou a rotina do início de semana na capital maranhense. Várias pessoas, inclusive, saíram mais cedo do serviço para apreciar o fato que somente deverá ocorrer na cidade daqui a 24 anos, segundo os astrônomos. “A mobilização nas redes sociais foi intensa e comprova a curiosidade da população quanto aos assuntos ligados à ciência”, avaliou o coordenador do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da UFMA, Antônio Oliveira.

Às 17h20, a obscuridade da luz solar devido à superfície lunar atingiu o percentual máximo previsto de 40%. “A observação deste tipo de fenômeno será importante, inclusive, para o desenvolvimento de pesquisas acerca do impacto do sol na superfície do planeta e sua relação direta com os ciclos lunares e curiosos em diferentes pontos da cidade”, frisou Oliveira.

CURIOSOS
O eclipse solar atraiu diversos curiosos para a Praça Maria Aragão. Uma das que mais chamaram a atenção foi a aposentada Antônia Rosa, de 74 anos. Ela disse que o fenômeno foi uma das visões mais belas de sua vida. “Realmente eu me sinto feliz e realizada por estar viva para olhar um fenômeno desses. Como dificilmente estarei viva para ver o próximo, então tive que aproveitar este”, disse.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *