7 de outubro de 2024

Margem de erro da pesquisa Emet indica que Vinicius Louro vencerá Deibson Balé em Trizidela do Vale

 Margem de erro da pesquisa Emet indica que Vinicius Louro vencerá Deibson Balé em Trizidela do Vale
Deibson Balé e Vinícius Loura protagonizam acirrada disputa pela prefeitura (Foto: Reprodução)

Se a eleição para prefeito de Trizidela do Vale fosse hoje, o deputado estadual Vinicius Louro (PL) seria eleito com 42,13% dos votos, contra 42.07% do médico Deibson Balé (PDT), levando em consideração a margem de erro de 3 pontos percentuais, da pesquisa Emet, divulgada nesta sexta-feira (13/11) no programa Na Hora, da Rádio 92.3 FM, emissora localizada na Grande São Luís.

No cenário da pergunta estimulada, Deibson Balé aparece com 45.07% de intenção de votos, porém, com os 3 pontos percentuais para menos da margem de erro, fica com 42.07% de preferência.

Vinícius Louro que aparece com 39.13% de aceitação, com a margem de erro para mais, sobe para 42.13% e acaba superando o adversário, quando se leva em consideração a estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório do levantamento. Não sei marcou 12.45% e Nenhum registrou 3.35%.

DADOS DA PESQUISA NO TRE          
A avaliação do cenário municipal de Trizidela do Vale foi realizada no período de 9 a 11 de novembro de 2020, com 750 entrevistas. A margem de erro é de 3.4 pontos para cima ou para baixo e o nível de confiança de 95%. A pesquisa tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA-05360/2020.

TRANSPARÊNCIA E CONFIANÇA  
Em agosto deste ano, em uma ação inédita, o empresário Fernando Bastos, que é diretor do instituto, enviou ofício ao Ministério Público Eleitoral – MPE, convidando o órgão controlador a auditar suas pesquisas. Além disso, solicitou também do Parquet o acompanhamento online de todas as pesquisas registradas que são realizadas em qualquer lugar do País, garantindo com isso a transparência e confiança nos estudos que realiza.

“Sabes por que escolhi esse nome para minha empresa? Justamente porque em hebraico significa verdade. Não tenho qualquer receio em disponibilizar o nosso sistema para ser auditado pelo Ministério Público Eleitoral ou qualquer outro órgão que queira fazer. Eu tenho consciência do trabalho que prestamos, e sei que com a verdade, passaremos e chegaremos a qualquer lugar”, enfatizou Bastos.

SISTEMA 100% ANTIFRAUDE      
Lançado em março de 2019, com a proposta de um conceito inovador no estado, o Emet, surgiu com a missão de compreender, interpretar e esmiuçar, traduzindo em números, informações com uma filosofia de trabalho que alia rigor técnico, ousadia e transparência na execução dos levantamentos.

Fernando explicou que como os pesquisadores do instituto não usam papel, a tecnologia é única, exclusiva e que a empresa transmite tudo conforme a lei determina para o sistema do TSE PesquEle.

O que faz a metodologia aplicada também ser 100% antifraude. “A Emet veio para trazer a verdade para a política”, destacou.

PRÊMIOS POR 100% DE ACERTO
O Instituto que revolucionou o método de levantamentos eleitorais no Maranhão tem a personalidade e o nível de qualidade garantido por uma estaticista premiada nacionalmente. A doutora Kalline Fabiana Silveira, graduada em Ciências Climáticas (doutorado) e Estatística (mestrado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é responsável pelo Departamento de Estatística, Pesquisas de Mercado, Consumo e Intenção de voto da empresa. A estaticista ganhou dois prêmios por 100% de acerto nas pesquisas que realiza.

O QUE É MARGEM DE ERRO?
Em termos estatísticos, a margem de erro refere-se à quantidade de erro de uma amostragem aleatória. Está relacionado diretamente como o resultado da elaboração de um levantamento.

Toda pesquisa eleitoral é feita por amostragens referentes à população em estudo, utilizando fontes oficiais de dados do país: IBGE, TRE e TSE, até chegar a um resultado final, mesmo com todo esse cuidado esse tipo de pesquisa sofre mudanças frequentes, pois a sua validade depende da opinião pública, que varia constantemente.

Uma pesquisa não é feita em cima de valores absolutos e sim em estimativas (estatísticas), assim apresenta sempre uma margem de erro, que irá depender do tamanho da amostra e dos resultados que foram obtidos com a pesquisa. E isso acontece porque em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, não é possível entrevistar toda a população, somente uma fração dela.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *