7 de outubro de 2024

Marquinhos recebe motoristas de aplicativos para apresentar sugestões sobre regras da atividade

 Marquinhos recebe motoristas de aplicativos para apresentar sugestões sobre regras da atividade

Vereador se reuniu com a categoria para discutir sobre as emendas ao projeto que trata da regulamentação da atividade em São Luís

 

Vereador Marquinhos durante reunião com os motoristas de aplicativos (Fotos: Flávio Chocolate)

O vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM), recebeu na manhã dessa sexta-feira (09), na Sala VIP da Câmara Municipal de São Luís, uma comissão de motoristas de aplicativos para debater mudanças no Projeto de Lei nº 001/2017 que trata da regulamentação em São Luís das Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas (OTTCs), como Uber, Cabify, 99 Pop e outros aplicativos que atuam com transporte individual de passageiros.

Além de esclarecer algumas dúvidas em relação às alterações no projeto, o encontro do parlamentar com os profissionais que trabalham pelo aplicativo, serviu para ouvir sugestões da própria categoria, como a que tratou sobre a proposta de redução da taxa que os motoristas pagam a Uber, de 25% para 15%.

“Esta questão já foi definida pelo Congresso. No entanto, algumas cidades já foram favoráveis e essa regulamentação. No mérito, vejo que devemos regulamentar, mas discutindo algumas questões como limite para cadastro, valores e agora a redução da taxa que os profissionais pagam a Uber, de 25% para 15%”, destaca Marquinhos.

LIMITE PARA CADASTRO
Durante a reunião, ficou decidido que será limitado o cadastro para as OTTCs baseado no Censo, mas da seguinte forma: para cada 0,6% da população ludovicense será liberado um cadastro a cada uma das empresas de aplicativos. Ou seja, cada operadora terá um cadastro limite de 6.900 (seis mil e novecentos) liberados na capital, conforme estimativa atual do IBGE 2017.

A proposta acordada sugere ainda que na medida em que a população aumenta, automaticamente, também será elevado o número no cadastro de cada empresa que atua na cidade. O vereador e os motoristas parceiros acordaram ainda que um cadastro em uma empresa não o inviabiliza de realizar o registro em outra operadora. Os cadastros serão realizados pela OTTCs, mas é a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) que irá regular essa quantidade.

PROJETO PARA TAXISTAS
Em entrevista à imprensa, o vereador Marquinhos argumentou que é preciso também desregulamentar o serviço de táxi. Ele declarou que estuda a possibilidade de apresentar um projeto para os taxistas, onde propõe a redução da vistoria, acabar com a cobrança de taxas para a expedição da licença anual, de identificação, de permissão, de certidão e de transferência da permissão.

“Nossos projetos partem da premissa da defesa de melhores serviços com menores preços. Para que isso ocorra, buscamos incentivar a concorrência, desburocratização, livre iniciativa e a diminuição de custos e impostos”, concluiu.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *