7 de outubro de 2024

Medalha reconhece contribuição de personalidades na Raposa

 Medalha reconhece contribuição de personalidades na Raposa
Solenidade de entrega de medalhas na Câmara de Raposa repercute em toda Região Metropolitana (Fotos: Divulgação)

A Câmara Municipal de Raposa homenageou com medalha do Mérito Legislativo Antônio Pucal trinta e uma personalidades que se destacaram por terem prestado relevantes serviços ao município. A cerimônia de outorga realizada na noite da última sexta-feira (27), durante uma concorrida sessão solene na Casa, repercutiu, em todos os cantos da Região Metropolitana, demonstrando sucesso da solenidade organizada pelo presidente Beka Rodrigues.

Em sua segunda edição, a premiação, que foi criada em 2017, é uma forma de agradecimento às pessoas que contribuíram para a construção da história da cidade raposense. Para o evento, cada vereador tem o direito a homenagear três destacadas figuras que tenham trabalho de elevado alcance pelo desenvolvimento do município.

De acordo com o chefe do legislativo raposense, a medalha Antônio Pucal é uma homenagem extremamente democrática, uma vez que contempla figuras dos mais variados níveis sociais.

“São professores, militares, líderes religiosos, pescadores, atletas e todos aqueles que se destacaram por ações em que se destacaram pelo desenvolvimento da cidade”, destacou Beka Rodrigues afirmando ainda que a homenagem já faz parte do calendário cívico da Raposa, uma vez que toda a sociedade raposense esteve presente ao evento, que ele considerou de grande envergadura, por força do reconhecimento de quem realmente tem serviço prestado.

O advogado João Gabina, um dos homenageados e que é o atual procurador-geral do município, destacou a entrega da comenda como um ato apartidário, levando-se em conta que são contempladas pessoas das mais variadas estratificações sociais e de bandeiras políticas.

“É uma festa cívica, muito bonita e que só faz destacar a larga visão do presidente da Câmara Municipal”, disse Gabina. A vereadora Maria Eliene, também parabenizou o vereador Beka Rodrigues, que é o autor da propositura que criou a medalha Antônio Pucal.

“Estamos aqui, participando desse grandioso evento graças à visão do nosso presidente Beka Rodrigues, é uma festa muito bonita e de reconhecimento de quem realmente trabalha, de quem se dedica ao município”, acrescentou.

O diretor do jornal e portal O Quarto Poder, jornalista Udes Cruz Filho, foi um dos homenageados. O jornalista e ativista das causas sociais, em discurso emocionado, dividiu a honraria com todas as pessoas da Raposa que o acompanham desde 2009, sem nunca terem o abandonado, e também fez questão de dividir a homenagem com todos os jornalistas, blogueiros, radialistas e profissionais de imprensa que atuam no município.

“Agradeço ao presidente Beka, pois sei que essa horaria só poderia sair dele e quero dividir essa medalha com todas as pessoas que me acompanham desde 2009, 2012, que sofreram comigo e que são o motivo de hoje estar aqui recebendo essa comenda […] Quero dividir também a honraria com cada jornalista, blogueiro, profissional da imprensa que atua nesta cidade, profissionais que muitas vezes são castigados, vilipendiados, mas continuam fazendo o seu trabalho”, disse Udes.

QUEM FOI ANTÔNIO PUCAL?

 Nascido no dia 8 de abril do ano de 1929, na cidade de Acaraú, no Ceará, Antônio Ferreira dos Santos, conhecido historicamente como Antônio Pucal, chegou à área hoje conhecida como município de Raposa, em setembro de 1947, conforme relatos de seus familiares.

Foi o primeiro morador da Ilha de Pucal e, por este motivo, teve o nome da praia adicionado ao seu primeiro nome, lhe eternizando como o personagem da fundação de Raposa pelo apelido Antônio Pucal.

Antônio Pucal, foi um dos pioneiros no povoamento da Raposa, no final dos anos 1940 e, ao lado de outros pescadores desbravadores, como José Martins, José Maria Castelo, Tirite e Francisco Carlos dos Santos (Chico Noca), deu início a colônia de pescadores cearenses que posteriormente povoaria toda a região. Pucal estabeleceu-se com sua família e desenvolveu os trabalhos na pesca de curral.

Antônio Pucal casou-se com Francisca de Vasconcelos dos Santos, também natural de Acaraú,  teve duas filhas, as senhoras Raquel de Vasconcelos dos Santos e Maria Zeli dos Santos Silva, nove netos, sendo que dois já faleceram e 9 bisnetos.

Antônio Pucal faleceu no dia 10 de marco de 2004 e sua esposa, em 07 de fevereiro 2012.

RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS

VEREADOR BEKA: Francisco de Assis Vieira, João Gabina de Oliveira e Nelita de Lourdes Campos, Janeilton Viegas, Raimundo Assunção Neto, Ivanda Fonseca Silva, Udes  Lemos da Cruz Filho.

VEREADORA ELIENE: Edna Soares Dias, Maria Francisca Reis Trindade e Eduardo Mota.

 VEREADOR JOAQUIM: Jose Maria Braga, José Artur da Silva e Helben de Costa Barros.

VEREADORA ROSA: Maria Amélia Pinto Moreno e Bernardo Pereira da Cruz.

VEREADOR WAGNER: Edilson Veríssimo de Souza, Francisco Saldanha e Edilson de Jesus da Rocha.

 VEREADOR JORGE: Graça Maria Lopes Rodrigues, Francisco Soares Reis e Amadeu Leocádio de Brito.

VEREADOR ENOQUE: Maria Eliene Sousa da Silva,  Lavina Lisboa de Souza e Walter Pedro.

VEREADOR RIBAMAR: Fabrício de Sousa Oliveira e Soraia Maria Costa Rocha.

VEREADOR LAURIVAN: Pr. Jesimiel Amorim dos Santos, Herbert Batista

Mendes da Silva e João Augusto Saulnier de Pierrelevêe Bragança Nascimento.

VEREADOR VONEI:  Kleuber  Francisco Lima Silva e Alonso de Jesus Chagas.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews