8 de outubro de 2024

MP recomendou fechar turmas multisseriadas em Anajatuba

 MP recomendou fechar turmas multisseriadas em Anajatuba

Promotor Carlos Augusto Soares justificou recomendação com base na resolução do Conselho Nacional de Educação (Foto: Reprodução)

Promotor Carlos Augusto Soares justificou recomendação com base na resolução do Conselho Nacional de Educação (Foto: Reprodução)

Uma denúncia veiculada na edição de ontem (13), do Bom Dia Brasil, da TV Globo, mostrou o fechamento de escolas no município de Anajatuba por falta de dinheiro. Acontece que a reportagem produzida pelo jornalista Alex Barbosa, segundo documento obtido pelo Rádio Notícia Maranhão, teria ignorado um detalhe importante: a proibição dessas unidades com turmas multisseriadas foi uma recomendação do próprio Ministério Público.

De acordo com as informações, grande parte das unidades de ensino que estão fechadas, haviam agrupamento de estudantes da educação infantil e fundamental. Por conta disso, o promotor de Justiça, Carlos Augusto Soares, emitiu recomendação à Secretaria Municipal de Educação de Anajatuba, a respeito de turmas multisseriadas.

DOCUMENTO
Clique aqui e leia o Termo de Audiência Extrajudicial com o Ministério Público sobre o assunto

Na recomendação, expedida em setembro de 2016, o promotor Carlos Augusto Soares justificou o pedido argumentando que o prefeito Sydnei Pereira (PCdoB), deveria cumprir a resolução do Conselho Nacional de Educação que proíbe o agrupamento de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental na mesma sala de aula nas formações de turmas multisseriadas. No mesmo termo de audiência extrajudicial, o MP trata também de recomendações para realização de concurso público na cidade.

“”Encaminhando-se para o final da presente reunião, deliberou-se no sentido de que será realizado novo estudo no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, prevendo a supressão de escolas de alguns povoados, a serem transferidas para a escola mais próxima, com a extinção das turmas multisseriadas para a escola mais próxima, a ser encaminhado a este órgão até o dia 20 de janeiro de 2017, para que se chegue a um consenso acerca o número de vagas a serem abertas para o provimento de concurso”, destaca trecho do documento em anexo.

Ao recomendar fechamento de turmas, promotor determinou transferências de alunos para outras escolas (Foto: Reprodução)

As denúncias contidas na matéria produzida pelo jornalista Alex Barbosa, busca criar um fato politico para prejudicar a gestão municipal e, assim, atingir o governador Flávio Dino que é aliado do prefeito.

Um dos pontos que chama a atenção na reportagem exibida em telejornais da TV Mirante é a necessidade de destacar constantemente o PCdoB, partido do prefeito e do governador do estado, reforçando mais ainda a tese do ‘jogo politico’ por trás das ‘informações’. Na próxima pauta, iremos evidenciar novos trechos do direcionamento politico da matéria e vamos comprovar, com todos os documentos comprobatórios,  a economia feita pela gestão municipal com o distrato com o posto de combustível.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews