6 de outubro de 2024

Profissionais de saúde denunciam a falta de EPIs no Maranhão

 Profissionais de saúde denunciam a falta de EPIs no Maranhão
Profissionais de saúde da UPA da Vila Luizão fazem protesto por falta de EPIs — Foto: Divulgação/Redes sociais

Profissionais da saúde que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Luizão em São Luís, denunciaram nesta quarta-feira (6), a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para funcionários da unidade, que está recebendo pacientes com Covid-19. O protesto foi realizado um dia após o Maranhão ter ultrapassado a marca de 5 mil casos confirmados da doença.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um profissional que não foi identificado, afirma que os colegas estão revoltados com a morte de um funcionário da UPA e alega que os equipamentos estão sendo fornecidos somente para aqueles que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

“Vocês vem fazer fiscalização nas unidades hospitalares tem EPIs, mas eles não querem dar para a gente porque eles só vão dar para as pessoas que estão em UTIs, e nós estamos todos aqui na linha de frente a mercê de pegar esse vírus. Nós temos que se unir! Já morreu gente do raio-X, enfermeira e tem mais um agora e amanhã pode ser mais um de nós”, disse o homem.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) negou que não há falta de EPIs na UPA da Vila Luizão e afirmou que os equipamentos estão sendo enviados regularmente. A SES lamentou a morte do funcionário e destacou que o óbito não tem qualquer relação com a falta de EPIs.

Mortes de profissionais da saúde

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na terça-feira (5), 11 profissionais da saúde já morreram por Covid-19 no Maranhão. Ao todo, 548 já foram infectados e 482 estão recuperados.

Entre os profissionais que morreram por conta da Covid-19, estão a auxiliar de enfermagem Maria Madalena Barbosa Souza, de 61 anos. Ela trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e no Hospital Municipal Djalma Marques em São Luís. Segundo a SES, ela tinha diabetes e obesidade.

O técnico em radiologia Sérgio Henrique Saraiva Costa de 40 anos, também morreu por conta da Covid-19 em São Luís. Conhecido como ‘Serginho’, ele não tinha comorbidades e trabalhou por 11 anos como técnico no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), na capital.

Aumento de casos

Até o momento, o Maranhão possui 5028 casos do novo coronavírus em 124 municípios e 291 mortos por Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em 24 horas, foram 498 novos casos da doença e 20 mortes no estado.

Mais de 8 mil pessoas continuam com o dagnóstico sob suspeita no Maranhão. A secretaria afirma que mais de 10 mil testes para Covid-19 já foram realizados no estado, desde o início do monitoramento da doença.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *