8 de outubro de 2024

MA: Rodovias tem conceitos ruim e péssimo

 MA: Rodovias tem conceitos ruim e péssimo

Em decorrência de sinalização precária e trânsito confuso, rodovias estaduais têm conceito muito baixo (Foto: Reprodução)

Em decorrência de sinalização precária e trânsito confuso, rodovias têm conceito muito baixo (Foto: Reprodução)

Um percentual de 83,7% das extensões de rodovias maranhenses, administradas pelo Governo do Estado, estão com conceitos ruim e péssimo de tráfego, de acordo com a 22ª edição da Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada na última quarta-feira, 17. Por outro lado, 57,4% das rodovias gerenciadas pelo Governo Federal encontram-se em estado ótimo e bom.

Três das extensões rodoviárias em melhor estado de conservação no Maranhão são a BR-316, no trecho que vai da divisa com o Pará até Timon (divisa com o Piauí); a São Luís – Teresina (compreendida pelas BRs 135, 222 e 316) e a BR-222, entre Açailândia e Miranda do Norte. Todas com conceito bom.

O trecho entre Açailândia e Miranda do Norte, que já foi considerado a pior rodovia do país, hoje ocupa a 47ª posição no ranking nacional. A São Luís-Teresina é 43ª e a BR-316, a 30ª.

De acordo com o levantamento, foram avaliados no Maranhão 3.269 quilômetros de estradas federais e 1.408 de estaduais. Das controladas rodovias pela União, 10,7% estão em estado ótimo de conservação e nenhuma estadual. Das federais, 5,8% estão em estado em péssimo e, das estaduais, 45,3%. Apenas 4,8% das MAs têm conceito Bom.

A pesquisa revela ainda que, no quesito pavimentação, apenas 68 quilômetros das rodovias estaduais, o que corresponde a 4,8%, estão em ótimo estado, enquanto 0,7% (10 km) bom; 52,6% (740 km), regular; 19,3% (272 km), ruim, e 22,6 (318 km), péssimo.

A maior deficiência nas rodovias estaduais maranhenses é a sinalização. Nenhum quilômetro tem conceito ótimo; apenas 4,0% (56 km), bom; 17,8% (250 km), regular; 12,9% (181 km), ruim; e 65,3% (921 km). É importante ressaltar que o quesito sinalização é um dos mais importantes para a segurança de motoristas, passageiros e cargas, pois contribui para evitar colisões, capotamentos e outros tipos de acidentes que resultam em prejuízos patrimoniais e ferimentos ou mortes de pessoas, sejam elas ocupantes de veículos ou pedestres.

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