6 de outubro de 2024

Saiba como amortizar dívida de imóvel financiado em São Luís

 Saiba como amortizar dívida de imóvel financiado em São Luís
Entenda o que analisar antes de assinar os papéis (Foto: Pixabay)

A expressão amortização é muito habitual em contratos de empréstimos para comprar imóveis em São Luís, porém alguns clientes não conhecem esse termo utilizado no mercado. Dessa forma muitos nem sabem qual o significado esse termo, muito menos como ele funciona na prática suas vantagens.

A amortização de um financiamento imobiliário significa reduzir o valor original dele. De maneira geral, toda vez que a parcela de um financiamento é paga, o cliente está amortizando o saldo a ser pago.

Contudo, não significa que o cliente tenha que seguir as condições estabelecidas em contrato nada impossibilita que um cliente possa adiantar os pagamentos.Caso ele venha a fazer isso com frequência o valor da dívida será quitado antes do que foi estabelecido, esse procedimento também se dá o nome de amortização de financiamento imobiliário.

Com o adiantamento é automático que o saldo devedor, junto com os juros cobrados, sejam menores.

Realizar qualquer procedimento de compra no Brasil é complicado, principalmente comprar casas em São Luís, que é um processo um tanto quanto trabalhoso e custa uma boa quantia em dinheiro e é natural que muitas pessoas recorrem aos empréstimos para comprar seu primeiro imóvel.

A amortização é feita da seguinte maneira no momento em que é feito o contrato é  determinado um valor e o número de parcelas a serem pagos. A quantia é corresponde à quantia que foi emprestada somada junto com juros e outros encargos.

Quando ocorre a amortização, no instante em que adianta pagamentos, o devedor não paga as taxas e juros que estavam introduzidos na parcela. A amortização pode ocorrer de 2 maneiras.

A primeira delas é com a Tabela SAC, é a modo mais utilizado na amortização. Nesse modo, o saldo negativo e os juros estabelecidos no início do empréstimo serão sempre reajustados de acordo com a taxa referencial. A segunda é com a Tabela Price e nela não existe esse reajuste pela taxa referencial, dessa forma ela corresponde a um sistema de parcelas fixas, só que mais altas.

Alguns bancos costumam trabalhar com a tabela SAC, mas é possível realizar o financiamento de outro modo. De acordo com economistas a melhor opção é o sistema SAC, pois ele possibilita a parcela decrescente e o valor final acaba sendo menor do que o valor que constava no contrato, isso se o sistema utilizado for o de parcelas fixas.

Dessa forma, mesmo que o cliente deseje ter a segurança de saber que o valor a ser pago não será alterado em nenhum momento , ele irá pagar a mais por isso. Pode não ser vantajoso ter essa segurança.

Muitos ainda se questionar se realizar a amortização vale a pena. Isso vai depender muito dos seus objetivos.

Em caso de dúvidas é recomendado buscar um profissional da área, um corretor de imóveis pode te explicar em maiores detalhes como funciona a amortização. Obviamente que o seu papel não é orientar o cliente sobre seus investimentos, mas ele pode ajudar com o ponto de vista imobiliário.

De maneira geral contratar um financiamento imobiliário irá te exigir muita paciência e muita pesquisa. Além disso você terá que escolher bem um imóvel, pesquisar por apartamentos á venda em São Luís pode parecer uma tarefa fácil, mas também exige muita paciência e atenção. Pois, como são escolhas de longo prazo, qualquer diferença no valor pode provocar um impacto positivo ou negativo na renda da sua família.

É importante destacar que cada caso é um caso, mas existem passos que podem ajudar na escolha do melhor modelo de financiamento para você.

Segundo especialistas para começar um financiamento imobiliário com mais segurança é preciso avaliar o valor da entrada. O recomendado é financiar apenas 50%.  Lembre-se quanto maior o valor da entrada, menor será a taxa de juros cobrada, isso porque o “perigo” de você não conseguir honrar a dívida é menor, esta é a visão dos bancos em relação aos financiamentos.

Além das regras gerais, há condições mais específicas que devem ser analisadas. Por exemplo, se você não tem filhos, não possui dívidas e nenhuma obrigação financeira pode solicitar um financiamento com um valor bem menor de entrada. Pois, sua renda é maior do que uma família com crianças e que tenha outras dívidas.

A regra geral é quanto menor o prazo, menos juros você irá pagar. Mas é preciso avaliar com calma cada caso. Para entender como amortizar o seu financiamento imobiliário, será preciso levar em consideração algumas variáveis, como por exemplo, a taxa de juro embutida, o prazo restante do financiamento, a sua idade (ela irá influenciar no preço do seguro), também é preciso levar em consideração o sistema de amortização e o saldo devedor.

A dica de maneira geral é realizar muita pesquisa, cálculos e se necessário pedir ajuda de um especialista em economia e um corretor de imóveis.

Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como funciona a amortização da dívida de um imóvel financiado!

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *