8 de outubro de 2024

São Luís amanhece com neblina e friozinho

 São Luís amanhece com neblina e friozinho
De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo — Foto: Reprodução

Uma neblina chamou atenção de moradores de São Luís na manhã desta terça-feira (7). O fenômeno atmosférico não é tão frequente e pode ser sinal de período chuvoso se intensificando. Nas redes sociais, muitos maranhenses publicaram fotos reagindo ao clima diferente.

Vila Luizão, Cohama, Olho D’água, Araçagi, Turu, Calhau, Renascença, São Francisco, Vinhais, Cohafuma, Ponta D’Areia, Bequimão e Lagoa da Jansen foram alguns dos bairros com relatos de neblina. Relatos de moradores dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Morros também foram registrados.

Vale lembrar que esse fenômeno atmosférico, que também pode ser chamado de nevoeiro ou bruma, é causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo.

A diferença entre neblina e névoa está nas limitações no campo de visão: enquanto a neblina prejudica a visão horizontal em um espaço menor que 1000 metros, a névoa, por ser mais fraca, atrapalha a visibilidade em uma distância maior do que essa.

Mudança climática

Segundo o Laboratório de Meteorologia (Labmet), do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o período chuvoso já se iniciou no estado. Historicamente, a previsão era de que começasse em fevereiro, mas os especialistas alertam que o clima mudou antes do previsto.

Até na região sul do Maranhão, onde as temperaturas costumam ser mais altas, as chuvas já começaram a ser registradas desde o primeiro dia do ano. A previsão dos meteorologistas é de que o período de chuvas siga até o mês de julho. Neste mês de janeiro, a média climatológica é de 244 milímetros (mm) na Região Metropolitana de São Luís.

Ano chuvoso

A previsão de recorde de chuvas em 2020 supera as expectativas anteriores, ainda mais porque o ano de 2019 já teve mais volume de chuvas do que o historicamente registrado. Segundo o Núcleo Geoambiental, apenas em São Luís, as chuvas de janeiro do ano passado superaram em 62% a quantidade prevista. Era esperado de 244,2 milímetros, como tem sido esperado para janeiro de 2020 também, mas o primeiro mês do ano passado registrou 393,4 milímetros. Janeiro de 2018 registrou 332,7 milímetros nos 31 dias.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews