7 de outubro de 2024

SL é a 2ª que mais perdeu empregos na construção no país

 SL é a 2ª que mais perdeu empregos na construção no país

São Luís é a 2ª cidade que mais perdeu empregos na construção civil em 2018 — Foto: Reprodução

São Luís é a 2ª cidade que mais perdeu empregos na construção civil em 2018 — Foto: Reprodução

Em 2018, São Luís obteve o segundo pior saldo em postos de trabalho no setor da construção civil em todo país, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). A capital maranhense obteve – 3.092 empregos, atrás apenas do Rio de Janeiro, que perdeu 5.366 postos de trabalho.

Segundo o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), há varios fatores por trás da recessão nesse setor em São Luís, dentre eles a falta de crédito.

“Na construção civil, especialmente devido à falta de crédito, à desaceleração do Programa Minha Cada Minha Vida e a diminuição da demanda devido ao desemprego nos demais setores”, contou Fabio Nahuz, presidente do Sinduscon-MA.

Para 2019, a perspectiva do Sinduscon é de que esse mercado pode melhorar com o impulso de novos investimentos.

“Acreditamos que o investimento é a chave para a resolução de muitos gargalos. Por meio dele conseguiremos fomentar um crescimento sustentado, gerar mais empregos e melhorar a competitividade da economia. Além disso, temos solicitado regras que restabeleçam e fortaleçam a segurança jurídica; que tornem a concessão do crédito mais dinâmica, um olhar mais atento no que concerne à insegurança na legislação ambiental e na concessão de licenciamento”, declarou Fabio Nahuz.

Números gerais do Maranhão
No saldo entre todos os setores, São Luís conseguiu o 12º lugar com saldo positivo de 5.117 empregos em 2018. O destaque foi para o setor de serviços, com 7.289 empregos criados no ano passado. Em segundo lugar, Imperatriz obteve saldo positivo de 1312 empregos, sendo construção civil o setor que mais empregou.

A cidade do Maranhão com pior saldo nos postos de trabalho em 2018 foi Coelho Neto, que perdeu 578 empregos, sendo quase a maioria na área de indústria de transformação.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews