24 de setembro de 2024

Farmácia Viva representará o Maranhão em congresso internacional

 Farmácia Viva representará o Maranhão em congresso internacional

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Entre os dias 12 e 15 de março, será realizado, na cidade do Rio de Janeiro, o 1° Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública e o 3° Congresso Internacional de Aryurveda. Durante quatro dias, diversos profissionais e gestores, nacionais e internacionais, discutirão os avanços das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e compartilharão experiências quanto à sua implantação e gestão pelos países que já as contemplam em seus sistemas de saúde.

O Maranhão será representado neste evento com o projeto estratégico Farmácia Viva. A farmacêutica e coordenadora do projeto, Kallyne Bezerra, participará no dia 14 de março da mesa ‘Desenvolvimento de Programas de Fitoterapia no Sistema Único de Saúde do Brasil’, que abordará as experiências do desenvolvimento de programas fitoterápicos institucionalizados com base na política nacional de plantas medicinais, além de estimular os gestores e profissionais de saúde para implementação e fortalecimento da fitoterapia no SUS.

“Ficamos muito felizes quando nosso projeto foi aprovado para o congresso. Trazer a cultura popular para as cidades, respeitando as pessoas que trabalham com as plantas medicinais e evidenciando que a cura ou alívio dos males pode acontecer com o uso correto das plantas medicinais, não tem preço. A Farmácia Viva tem logrado êxito nos quatro cantos do Maranhão, principalmente entre as pessoas mais carentes”, esclareceu Kallyne Bezerra.

Thelma Nepomuceno é moradora do município de Jenipapo dos Vieras, um dos 30 inseridos no Plano Mais IDH e que já tem um horto medicinal construído. Ela reconhece a importância desse trabalho. “Muitas pessoas não tinham conhecimento do uso correto das ervas medicinais e nós vemos que antes fazíamos de maneira errada. Com a chegada da Farmácia Viva, das palestras realizadas, as dúvidas são esclarecidas e nós somos orientados quanto à forma correta de preparar e de consumir esses chás”, destacou a agente comunitária de saúde.

A Farmácia Viva foi instituída no Maranhão há pouco mais de um ano. Dos 30 municípios do Plano Mais IDH, 28 já aderiram ao projeto. Destes, três tem hortos construídos. O projeto valorizou ainda mais a fitogeografia do Maranhão e está dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos há anos pela doutora Teresinha Rego. O estado possui mais de 10 mil plantas medicinais catalogadas e com pesquisas comprovando sua eficácia. A Farmácia Viva se estendeu para as outras regiões do estado e a expectativa é que até o fim de 2018, todos os 217 municípios estejam inseridos.

“Nos últimos 15 anos, o Ministério da Saúde (MS) vem incentivando a inserção no SUS, das PICs – que são práticas dos múltiplos profissionais de saúde, como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico e outros. Temos também práticas milenares como acupuntura, yoga, além do uso de plantas medicinais. A ideia das PICs é aproveitar aquilo que a medicina já comprova cientificamente como eficaz e usar. A Farmácia Viva é um belo exemplo disso, por esta razão o Governo do Maranhão incentiva essas práticas”, pontuou o secretário de Políticas Públicas, Marcos Pacheco.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *