26 de setembro de 2024

86,9% da população idosa tem proteção previdenciária no MA

 86,9% da população idosa tem proteção previdenciária no MA

(Foto: Divulgação)

(Foto: Reprodução)

De acordo com análise feita com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) de 2016, estudo da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda revela que 86,9% dos idosos no Maranhão estão protegidos pelo sistema previdenciário brasileiro.

Diferente da PNAD tradicional, a PNADc é uma nova metodologia utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para mapear a realidade social brasileira. Agora, a pesquisa abrange todas as unidades da federação, o que não ocorria anteriormente. A periodicidade também foi ampliada para pesquisas trimestrais – anteriormente elas eram anuais.

Segundo a pesquisa, a proteção previdenciária brasileira atinge 84,6% dos idosos de todo o País. Intitulado “Cobertura Social e Impactos sobre a Pobreza”, o estudo também mostrou que 72,2% da População Ocupada (pessoas entre 16 e 59 anos) estão protegidas socialmente por serem contribuintes ou beneficiários. Outro dado relevante evidenciou que os repasses feitos com benefícios previdenciários e assistenciais (BPC/LOAS) retiram da pobreza mais de 30 milhões de pessoas.

BPC

(Foto: Divulgação)

Entre os recortes previdenciários adotados na pesquisa, o Benefício de Prestação Continuada ganha certo destaque. O BPC paga um salário mínimo mensal às pessoas idosas com 65 anos ou mais, com renda mensal menor que um quarto do salário mínimo, conforme determina o Estatuto do Idoso.

Somente em dezembro de 2017, 80.834 o número de idosos do Maranhão receberam o Benefício de Prestação Continuada, com investimento acima de R$ 926 milhões.

0 Reviews