Ouvidoria do Detran-MA registra mais de 6 mil atendimentos
Integrada ao Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual (e-OUV) desde março de 2016, a Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, em dois anos, o atendimento de 6.347 manifestações de usuários. O serviço é informatizado e faz parte da política de transparência do Governo do Estado.
A Ouvidoria do Detran-MA promove o diálogo permanente entre a instituição e a população maranhense, tirando dúvidas, atendendo a solicitações e recebendo elogios sobre os serviços prestados pelos diversos setores do Detran-MA.
As manifestações são feitas por usuários da Região Metropolitana de São Luís e dos municípios, atendidos pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans), na página www.ouvidorias.ma.gov.br do canal eletrônico da Ouvidoria (e-OUV) ou de forma presencial. De acordo com os dados do setor, em dois anos de funcionamento, 55% das demandas solicitadas à Ouvidoria tiveram respostas imediatas ou em até 48 horas, sem a necessidade da formação de processos.
Segundo a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, a agilidade nas respostas aos usuários e a rápida solução das questões demandadas aumentou a procura pela Ouvidoria, proporcionando mais qualidade no atendimento. “Quando os usuários acionam a Ouvidoria do Detran-MA, seja na forma presencial no hall de atendimento do Departamento ou pela internet, além de tirar dúvidas, eles nos ajudam a corrigir situações que estejam atrapalhando o atendimento. Esse diálogo entre a instituição e o público nos ajuda a melhorar os serviços e todos ganham”, disse a diretora.
A chefe da Ouvidoria, Sue Ellen Farias, responsável pela gestão do SIC no Detran-MA, avaliou positivamente o aumento da procura pelo serviço. “Indica que há credibilidade e que o Detran-MA vem cumprindo com eficiência o atendimento ao cidadão. Tanto que a Ouvidoria do Detran-MA recebeu o prêmio Boas Práticas de Ouvidoria da Secretaria de Transparência e Controle do Estado na categoria Aprimoramento do Controle Social, pelo projeto Ouvidoria Itinerante”, lembrou.
Para os usuários, a Ouvidoria do Detran-MA tem sido uma ferramenta importante na solução de problemas. O motorista Genilton Souza esteve no setor da Ouvidoria na sede do Detran-MA para tirar dúvidas sobre serviços prestados por empresas credenciadas ao órgão. “Achei que era algo difícil de resolver e que precisaria formalizar processo, mas o atendimento foi rápido e eficaz. A Ouvidoria do Detran-MA funciona e está de parabéns”, afirmou.