25 de setembro de 2024

Acusado de matar ex-mulher vai a julgamento hoje

 Acusado de matar ex-mulher vai a julgamento hoje

Ivar de Matos e a ex-mulher Andréa Miranda (Foto: Divulgação)

Ivar de Matos e a ex-mulher Andréa Miranda (Foto: Divulgação)

O pedreiro Ivar de Matos, de 43 anos, vai sentar, na manhã desta sexta-feira, 13, no banco dos réus do Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, para ser julgado pela morte da sua ex-companheira, Andrea Miranda Teixeira, que era funcionária de uma empresa terceirizada que presta serviço para o fórum. O crime ocorreu no dia 21 de junho do ano passado. A vítima foi morta a golpes de facão e de um martelo na residência do réu, no bairro do Coroadinho.

O acusado vai ser submetido a júri popular a ser presidido pelo juiz titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Osmar Gomes. Na acusação vai atuar o promotor de Justiça, Luís Carlos Correa Duarte, enquanto a defesa de Ivar de Matos vai ser feita pelo defensor público Adriano Jorge Campos.

O juiz Osmar Gomes afirmou na decisão de pronúncia que existem indicativos de que o réu praticou o crime contra a vítima em razão de sua condição de sexo feminino e em decorrência de violência doméstica, já que não se conformava com o término do relacionamento. Ivar de Matos vai ser julgado pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e feminicídio.

Crime

O casal viveu junto por cerca de 16 anos, teve duas filhas e se separaram, mas o acusado não aceitava o fim do relacionamento. A vítima estava morando na casa de sua mãe, no São Francisco e no dia do crime, 21 de junho do ano passado, ela foi até a residência do acusado, no Coroadinho, para buscar o fardamento do trabalho.

O casal discutiu e a vitima teve partes das mãos decepadas. Ela foi socorrida por vizinhos, mas morreu antes de chegar ao hospital. Ainda nesse dia, o acusado, que estava sujo de sangue, foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar, na Avenida dos Africanos.

Como estava com as mãos sangrando, ele foi levado para a unidade de saúde do Coroadinho, quando os militares foram informados da ocorrência de um homicídio no bairro, nas proximidades onde Ivar de Matos tinha sido encontrado. O suspeito foi questionado sobre a autoria desse crime e acabou confessando, mas alegou legítima defesa.

Ivar de Matos foi levado para a delegacia onde foi autuado em flagrante, e teve a prisão convertida em preventiva na audiência de custódia realizada pela Central de Inquéritos de São Luís, que foi presidida pelo magistrado Osmar Gomes. O homem foi levado para Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ainda se encontra.

Mais caso

O Ministério Público até ontem não havia tomado a decisão sobre a aceitação da denúncia feita pelo delegado da cidade de Alcântara, Rafael Almeida, que indiciou Cleiton Mendes Machado Pinheiro, de 41 anos, como autor do assassinato da sua ex-companheira, Alexandrina Livramento Garcia Costa, de 37 anos. “O inquérito sobre esse caso foi encaminhado na última quarta-feira ao Poder Judiciário e no momento está no Ministério Público que vai decidir se aceita ou não a denúncia ou solicitar novas diligências”, explicou o delegado.

Segundo Rafael Almeida, a vítima desapareceu no dia 20 de novembro do ano passado na cidade de Alcântara. Por meio de testemunhas e provas materiais ficou constatado que a vítima foi vista nesse dia em companhia do acusado, em um bar, nessa cidade. Também ficou comprovado que o suspeito chegou a fazer saques utilizando o cartão bancário da vítima e que estaria com seu celular.

O delegado disse que o corpo da vítima até o momento não foi encontrado, mesmo com as buscas que foram realizadas na localidade pelas equipes do Centro Tático Aéreo (CTA), Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Alcântara e policiais civis e militares. “Encontraram peça de roupa feminina durante as buscas que estão sendo submetidas a exames pericias pela Superintendência da Polícia Técnica e Científica de São Luís”, explicou Rafael Almeida.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *