25 de setembro de 2024

Pedalada é realizada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 Pedalada é realizada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realiza, neste sábado (19), a Pedalada Cidadã, uma ação que integra a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem 18 de maio como o Dia Nacional contra essa prática criminosa no país. A concentração será na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, a partir das 16h. Paralelamente à pedalada haverá ainda caminhada até o Parquinho da Litorânea, com apoiadores da causa.

A iniciativa integra as ações do Governo do Estado voltadas à redução dos índices de violência sexual contra esse público. O percurso terá sete quilômetros e contará com policiamento feito pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e apoio da Agencia Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

O ato é aberto à comunidade em geral. Cerca de 10 grupos de ciclismo fizeram adesão à mobilização e a expectativa é que 300 ciclistas participem do evento. No local, serão disponibilizados serviços de aluguel de bikes aos interessados.

Ainda como parte do evento serão distribuídos aos participantes kits completos compostos por camisa, boné, squeeze, caneta, lixocar e outros materiais publicitários da campanha. Durante a pedalada e caminhada será realizada, também, panfletagem com abordagem educativa sobre o problema, por meio da entrega de materiais informativos como folders, adesivos e bottons.

A ação culmina com apresentação cultural do grupo Akomabu e rodas de capoeira. A campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente no Maranhão conta com o apoio das secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac); do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do (Cedca); do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado do Maranhão (Fepetima), da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e apoio do Grupo do Movimento Pop de Rua.

A mobilização no Maranhão acontece simultaneamente em vários municípios do estado, com o desenvolvimento de diversas atividades voltadas ao enfrentamento do problema. A ação visa fortalecer a campanha nacional pelo Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – no dia 18 de maio. Tem como objetivo ampliar os espaços de debate e de enfrentamento ao problema, nas ruas, nas escolas, rodovias, dentre outros espaços públicos.

Combate à violência sexual

A violência sexual pode acontecer tanto na forma de abuso sexual, quanto de exploração sexual. O abuso é caracterizado pelo uso de uma criança ou adolescente na prática de qualquer ato de natureza sexual, geralmente praticada por alguém do convívio familiar ou social. No caso da exploração sexual, a criança é utilizada comercialmente por aliciadores, agenciadores, facilitadores e demais pessoas que se beneficiam financeiramente da exploração sexual deles.

Instituído pela Lei Federal 9.970/2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado anualmente em 18 de maio. A data alude ao bárbaro assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, vítima de extrema violência e abuso sexual, em Vitória/ES.

0 Reviews