25 de setembro de 2024

41° Guarnicê de Cinema homenageia a força feminina no campo audiovisual

 41° Guarnicê de Cinema homenageia a força feminina no campo audiovisual

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

O Guarnicê de Cinema este ano alcança sua 41° edição, sendo realizado no período de 9 a 16 de junho. A cerimônia oficial de abertura será realizada no Teatro Arthur Azevedo, a partir das 19h30, com a exibição do filme “Alguma coisa assim” de Esmir Filho e Mariana Bastos.

Os filmes exibidos durante o evento serão premiados de acordo com a categoria a que se refere. Os prêmios serão em dinheiro, sendo 23 mil para filmes de longa-metragem e 12 mil para filmes de curta metragem.

A programação é livre para todas as idades. Na edição de 2018, o festival celebra a mulher no cinema, homenageando grandes personagens da cena nacional e maranhense de diferentes gerações.

Na solenidade de abertura serão homenageadas a diretora Tata Amaral, uma das mais importante cineastas brasileiras, premiada com trabalhos como “Um Céu de Estrelas” e “Antônia”, e maranhenses que marcaram gerações do cinema em nosso estado, como a diretora Isa Albuquerque; a professora Nerine Lobão; a cineasta Ione Coelho e a produtora Mavi Simão.

A cerimônia de encerramento contará com a presença de Anna Muylaert, diretora e roteirista do filme “Que horas ela volta?”, aclamado pela crítica nacional e internacional. Além da homenagem às mulheres que fazem o cinema, o júri técnico do festival traz nomes de referência, tais como a cineasta Ione Coelho, a coordenadora de Projetos da TV Ufma e produtora da Rock Filme, Poliana Sales e a professora Stella Aranha.

Neste ano, o 41° edição do festival conta com mais de 400 filmes inscritos, resultando na seleção de 38 filmes para a mostra competitiva de âmbito nacional e 14 filmes na categoria maranhense, dentre curtas e longas.

Alguns dos filmes maranhenses selecionados são, Jangada, de Luís Mário Oliveira, e No Palco Com Aldo Leite, de Inaldo Lisboa; e os curtas: Você é Diferente, de George Pedrosa; Um Toque de Aurora, de Aditya J. Patwardhan; José Louzeiro: depois da luta, de Maria Thereza Soares; A Capataz, de Daniel Drummond; Foi-se, de Adriano Pinheiro; Marina, de Taciano Dourado Brito; De Dentro Para Fora, de Manuela Farias; Avesso, de Francisco Colombo; Ao Redor da Musica, de Joaquim Haickel e Markim Araújo; Tristura, de Márcio Dantas Alves da Silva; Almir Valente, de Beto Matuck e ‘Não é Permitido Sair Com Flores’, de Leandro Guterres.

0 Reviews