27 de setembro de 2024

Chapas indefinidas a um mês das convenções

 Chapas indefinidas a um mês das convenções

Zé Reinaldo Tavares se tornou dúvida na chapa majoritária do PSDB (Foto: Reprodução)

Zé Reinaldo Tavares se tornou dúvida na chapa majoritária do PSDB (Foto: Reprodução)

Falta menos de um mês para o início das convenções partidárias para a escolha dos candidatos a presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais. No Maranhão, os principais partidos ainda não fecharam as equações para a composição das chapas majoritárias. Para o MDB, da pré-candidato ao governo Roseana Sarney, falta o nome do vice. Para o PSDB, de Roberto Rocha, falta a definição de uma vaga ao Senado e também o vice. E para o PCdoB, de Flávio Dino, ainda há a pressão do PT para ter espaço da majoritária.

Pelo cenário, a situação mais complicada é de Flávio Dino. Com uma chapa praticamente definida, sofre com a pressão constante do PT, que condiciona a aliança com os comunistas a uma vaga na chapa majoritária. Além disto, a direção nacional do PT não quer aliança com a pré-candidato ao Senado de Flávio Dino, deputada Eliziane Gama (PPS), devido a atuação da parlamentar durante todo o processo que envolveu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

O governador tenta equacionar o problema com os petistas, no entanto, as conversas avançaram pouco.

A composição da chapa majoritária do PSDB ainda não foi fechada também. Até o início deste mês de junho, aos tucanos faltava somente definir o nome do vice, que deverá vir da região tocantina. No entanto, as declarações do então pré-candidato a senador, deputado José Reinaldo Tavares, de apoiar a candidatura de Eduardo Braide (PMN) ao governo levou o PSDB a já deixar em dúvida se Tavares se manteria como candidato ao Senado.

A demonstração maior foi a declaração do senador Roberto Rocha colocando o deputado Waldir Maranhão como pré-candidato ao Senado. Por enquanto, ao que tudo indica, Zé Reinaldo parece ter desistido da eventual candidatura de Braide e voltado para o ninho tucano.

Já pelo grupo da ex-governadora Roseana Sarney, falta definir o nome do candidato a vice-governador. Para o Senado já estão acertados para serem candidatos os ex-ministros Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB).

O período das convenções partidárias – segundo o calendário eleitoral – terá início no próximo dia 20 de julho e vai até dia 5 de agosto. Após esta data, terá início o período para o pedido de registro de candidaturas. (Com informações de O Estado)

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews