28 de setembro de 2024

Educação para o Trânsito nas escolas é tema de Workshop

 Educação para o Trânsito nas escolas é tema de Workshop

Professores de escolas públicas e privadas de São Luís participaram, nesta terça-feira (23), do workshop “Trabalhando o trânsito como tema transversal nas escolas” promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). O objetivo é orientar os educadores para a importância de levar aos alunos noções de segurança viária, por meio de atividades de Educação para o Trânsito nas escolas.

O encontro teve a presença de diretores do Detran-MA, 54 professores, pedagogos e especialistas em segurança viária. A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, iniciou o debate ressaltando a importância de alinhar o tema, entre os setores ligados à educação e segurança

“A educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Por meio da educação, buscamos envolver a sociedade para adoção de condutas adequadas nas vias, contribuindo com prevenção de acidentes de trânsito no Estado. Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade no trânsito, desde a educação infantil até a fase adulta sempre com o apoio dos professores”, ressaltou.

A equipe do Transitarte, núcleo de arte do Detran-MA, também participou do encontro e chamou a atenção do público para o perigo das imprudências e do consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Em seguida a analista de trânsito do Departamento, Vanessa Espíndola, deu início à palestra.

Segundo a especialista, é essencial falar sobre trânsito na sala de aula e trabalhar o tema diariamente, para ensinar aos estudantes que eles também têm responsabilidades ao trafegar nas ruas. “A educação para o trânsito nada mais é do que você orientar as pessoas que é preciso respeitar as leis para evitar acidentes e preservar a vida”, disse.

Para a professora Raissa Pinheiro Silva, da Escola Divina Providência, o workshop do Detran-MA é uma oportunidade para os educadores, já que a segurança no trânsito é um assunto que precisa ser debatido com frequência nas escolas.

“Durante as campanhas oficiais o tema é bastante explorado entre os alunos. No entanto, quanto mais o assunto for tratado na sala de aula, maior a chance de formarmos cidadãos conscientes. Afinal, eles são os condutores do amanhã”, explicou.

0 Reviews