29 de setembro de 2024

4º Seminário da Saúde Mental é realizado em São Luís

 4º Seminário da Saúde Mental é realizado em São Luís

Encontro debateu o cuidado e acolhimento dos profissionais da saúde mental. (Foto: Divulgação)

Encontro debateu o cuidado e acolhimento dos profissionais da saúde mental. (Foto: Divulgação)

Mais de 100 profissionais de saúde participaram do 4º Seminário da Saúde Mental, nesta quarta-feira (24), no Hospital Nina Rodrigues, em São Luís. O encontro debateu o tema “Quando é você quem cuida, quem cuida de você?”. O diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz, ressalta a importância do cuidado e acolhimento voltados para os profissionais que atuam na assistência às pessoas com necessidades específicas em saúde mental.

“Conversar sobre a saúde de quem está ali todo tempo cuidando dos outros é um ato de amor e zelo que a coordenação do Hospital Nina Rodrigues tem com o corpo de profissionais. Não é fácil chegar à unidade e ter de deixar de lado os problemas pessoais e tratar os problemas dos pacientes, é preciso estar bem e pleno para exercer tal atividade. As formas de obter este estado de saúde mental é o que estamos aqui abordando como forma de prevenção a qualquer intercorrência durante um atendimento”, explicou Ruy Cruz.

A coordenadora de Psicologia do Hospital Nina Rodrigues, Lucilene Castro, afirmou que o seminário é uma estratégia de atenção das necessidades dos profissionais que atuam na área da saúde mental da unidade.

“O profissional muitas das vezes já chega para trabalhar com algum problema pessoal ou familiar e recebe toda a carga psicológica do paciente que precisa ser tratado e acaba sendo atingido. Então, este profissional precisa estar bem para promover o bem-estar ao paciente. E para ter esta saúde mental do profissional é que estamos aqui discutindo a importância dele se abrir e mostrar seus reais dramas e entender que não são super seres humanos”, informou a coordenadora.

O psicólogo Dalmácio Barros destacou a importância do diálogo durante o seminário. “Se eu não estou bem para tratar alguém, o meu trabalho fica fragilizado e exposto a equívocos. É necessário o entendimento para todo o profissional de saúde, em especial, em saúde mental, que o ‘Eu interior’ recorre constantemente de cuidados para depois tratar os outros ‘Eus’ no mundo exterior”, disse.

Sobre o Seminário

A programação do 4º Seminário da Saúde Mental contou com cinco palestras, dentre elas: a Política de Humanização Profissional proferida pelo secretário de Estado de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco; e orientações sobre a Síndrome de Burnout e como evitar proferida pela psicóloga Lucilene Castro.

0 Reviews