28 de setembro de 2024

Exposição Novos Rumos do sistema prisional do MA é aberta

 Exposição Novos Rumos do sistema prisional do MA é aberta

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Mais uma edição da “Exposição Novos Rumos”, que reúne, entre outros pontos, os trabalhos produzidos pelos internos do sistema prisional do Maranhão, foi aberta ao público nesta segunda-feira (26) no São Luís Shopping, localizado no bairro Jaracaty. O evento, que esse ano acontece em um espaço mais amplo, situado entre o Hiper Bompreço e a CVC Turismo, se estende até o dia 9 de dezembro.

Realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), a exposição destaca ainda os avanços nas áreas de humanização, segurança e infraestrutura. O vice-governador Carlos Brandão compareceu a abertura do evento.

“Fico feliz pela exposição ter ocupado um espaço maior, o que acaba sendo reflexo dos constantes avanços no sistema prisional do Maranhão. A exposição é muito relevante para que a sociedade conheça as ações de reintegração social voltadas aos internos”, destacou o vice-governador.

O local, montado de maneira que se possa fazer um pequeno “tour” pelo espaço, possui painéis de fotos e vídeos, alimentos produzidos pelos internos dentro das padarias instaladas nas unidades prisionais que, inclusive, podem ser degustados. A mostra exibe também os trabalhos com hortaliças, produção de blocos de concreto, confecção de artesanato e muitos outros.

“A Exposição Novos Rumos foi um sucesso de público e esse ano pretendemos que seja ainda melhor. Dessa vez vamos apresentar ao público uma quantidade maior de peças produzidas pelos internos, no local terá rodas de conversa e, também, exibição de vídeos”, afirmou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.

A estimativa de público durante toda a exposição, segundo o setor de marketing do São Luís Shopping, pode ser de cerca de 200 mil pessoas. A média de visitantes do shopping, por dia, é de 30 mil pessoas.

O objetivo da mostra é aproximar a sociedade dos avanços e do trabalho desenvolvido por trás dos muros de pelo menos 40, das 45 unidades prisionais que compõem o Sistema Penitenciário do Maranhão.

Aqueles que forem à exposição poderão ver trabalhos como telas de arte, materiais feitos de crochê, pães e doces produzidos nas panificadoras, luminárias. Roupas confeccionadas nas malharias, cofres e réplicas de barcos feitos de palito de churrasco também integraram a mostra.

As peças em exposição serão vendidas em data oportuna, podendo apenas ser reservada. Todos os produtos monetizados serão restituídos à família dos apenados como forma de valorização do trabalho realizado. Os objetos em exibição variam entre R$ 20 (Porta-chaves) e R$ 850 (Kit Sofá, Puff e Mesa).

0 Reviews