30 de setembro de 2024

Governo Bolsonaro inicia com agilidade

 Governo Bolsonaro inicia com agilidade

Em seu governo, Bolsonaro quer agilizar concessões | Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / CP

Em seu governo, Bolsonaro quer agilizar concessões | Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / CP

Os primeiros dias de governo de Jair Bolsonaro foram marcados pelo desencontro de informações entre o presidente recém-empossado e sua equipe econômica. Na sexta-feira, Bolsonaro afirmou que a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) seria elevada para compensar a prorrogação de benefícios fiscais às Regiões Norte e Nordeste no fim do ano passado. No mesmo dia, porém, o ministro da Casa Civil, Onyz Lorenzoni, declarou que o presidente havia se equivocado e que o governo não pretende aumentar impostos.

O IOF incide sobre operações de crédito (cartão crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos), câmbio, seguros, compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, segundo o presidente, a alta só valeria para quem faz operações no exterior.

Bolsonaro também anunciou que a redução da alíquota máxima do Imposto de Renda, que atinge os maiores salários. Uma “ideia inicial”, disse o presidente, é que a alíquota caia dos atuais 27,5% para 25%. A redução beneficiaria todos os contribuintes que ganham a partir de 4.664,8 reais por mês. O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, entretanto, informou que qualquer mudança na alíquota do IR será discutida futuramente, no bojo da reforma tributária.

Outra medida anunciada por Bolsonaro, mas não confirmada pela equipe econômica, é estabelecer de forma gradativa idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews