30 de setembro de 2024

Pais de alunos protestam por não conseguir vagas em SL

 Pais de alunos protestam por não conseguir vagas em SL

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (25), pais de alunos da rede de ensino municipal São Luís bloquearam a Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro São Francisco, durante um protesto realizado em frente a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Segundo os pais, eles estão enfrentando problemas para fazer a matrícula dos filhos por meio da internet.

Eles relatam ainda, que após a realização da matrícula, alguns nomes de alunos não estão aparecendo na lista divulgada pela SEMED. Além disso, eles reclamam que mesmo escolhendo as escolas mais perto de casa, o sistema teria colocado vários alunos em bairros distantes e diferentes da preferência dos pais.

Além disso, os pais estão preocupados com a situação, já que as aulas da rede municipal começaram desde a semana passada. Eles cobraram um posicionamento da Prefeitura de São Luís, que informou que as matrículas seriam realizadas nesta segunda (25), por meio de um mutirão, mas ao chegar a sede da SEMED, nada foi resolvido.

(Foto: Reprodução)

O protesto causou um grande engarrafamento nas duas vias da avenida que durou algumas horas. Além disso, também foi registrado o início de uma confusão envolvendo os manifestantes e alguns motoristas que tentaram furar o bloqueio.

SEMED

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED) informou que foram oferecidas 21 mil vagas para a rede municipal de ensino e que desse número, 13 mil novas matrículas foram efetuadas e outras 7 mil ainda estão disponível, já que muitos pais de alunos não aceitaram o local de lotação dos filhos.

A secretaria explicou que em relação a distância dos alunos que estudam em escolas da zona rural, será disponibilizado transporte escolar para atender a essa demanda. Além disso, o órgão informou que cumprirá os 200 dias letivos assegurados pela Lei Municipal.

Segundo a SEMED, a partir desta terça-feira (26) até a sexta (1º), será realizado o atendimento a casos específicos no Ginásio Costa Rodrigues, no Centro de São Luís. O atendimento será realizado das 9h às 12h e das 14h às 17h.

0 Reviews