25 de setembro de 2024

Um Domingo de Ramos sem fiéis nas igrejas!

 Um Domingo de Ramos  sem fiéis nas igrejas!
Foto: Reprodução

O Covid- 19, sem duvidas mudou a vida das pessoas nesse tão conturbado e imprevisível 2020. O tradicional Domingo de Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. E que foi marcada por ele está sentado em burrinho, mostrando a sua humildade e cumprindo a profecia de Zacarias que diz: “Dizei à filha de Sião: eis que o teu Rei vem a ti, manso e montado sobre um jumento, num burrico, filho de jumenta”.  Em seu caminho com ramos de oliveiras e palmeiras e gritos de Hosana nas alturas, ele chegou à cidade, estes eram símbolos de triunfo e vitória na tradição judaica e aparecem em outros lugares da Bíblia (Levítico 23:40 e Apocalipse 7:9, por ex.). Por causa disto, a cena do povo recebendo Jesus com as palmas e cobrindo seu caminho com elas e com suas vestes se tornam simbólicas e importantes. Por décadas somos acostumados a ver nessa época, as ruas com as procissões e as igrejas cheias em suas missas no inicio da manhã e fim de tarde. Hoje, 5 de abril de 2020, temos um cenário atípico da época, ruas e igrejas vazias, mas acima de tudo, uma consciência maior da importância desse dia para o reavivamento do Cristianismo em nossos corações.

Foto: Reprodução

É preciso entender que o nosso Cristianismo passa por tribulações e que o momento é de fortalecimento da fé, a bíblia relata que Jesus falava aos seus discípulos sobre as aflições que eles passariam no decorrer de sua vida Cristã. No evangelho de João 16:33 ele diz: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo. Eu venci o mundo”. É preciso que todos tenham a certeza que tudo vai passar e que essa pandemia e crises existem para confirma o que foi dito por Jesus no período que ele estava entre os homens. Quando foi perguntado a ele sobre os sinais do fim dos tempos em Mateus 24:4-8, Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane”. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores.

Foto: Reprodução

Acredito que para padres e diáconos e em especial os fiéis católicos a data se fortalece em meio ao Coronavírus, tendo em vista que mesmo a distância a igreja pode até esta vazia, mas o templo vivo de Deus está repleto de fé e esperança. Esperança que tudo vai passar e alegria em nossos corações, pois, somos testemunhas vivas das profecias de Jesus para a humanidade. Não devemos temer o que está acontecendo e sim rever as nossas atitudes e fortalecer o nosso Cristianismo, divulgando o evangelho e as boas novas do reino, exaltando o nome de Deus e entendo que só existe salvação em nome de Jesus, que em João 14:6, disse assim: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. A pergunta é: Você tem Jesus como o seu único caminho até o Pai Celestial? Pense nisso!

Foto: Reprodução

As igrejas estão vazias em pleno Domingo de Ramos, mas o que não pode estar vazio é o nosso coração, a nossa vigilância e certeza do caminho que devemos seguir. Precisamos orar mais pelas igrejas e lideranças, pelo próximo e pelo mundo. Só os joelhos dobrados e corações arrependidos, farão toda a diferença. Para o padre Ricardo Moreira, pároco da Paróquia de Santa Ana no Angelim. O momento é de obediência, de  fortalecer a fé na oração: “Os fiéis não vieram ao templo que é a igreja, mas eles celebraram dentro da igreja domestica, que é a sua família”, citou padre Ricardo.

Apesar de não ter os fiéis nas igrejas e as procissões referente à data em questão, o padre fala de a importância estar vivendo a quaresma na quarentena, e fala da orientação da igreja católica para os fiéis: “Para deixar bem caracterizado que hoje é o Domingo de Ramos, nós pedimos que pendurassem os ramos na porta ou janela de suas residências, para demonstrar que estamos unidos”. Citou o padre.

Foto: Reprodução

Vamos estar vigilantes nesse período de quaresma em plena quarentena, o que levamos de aprendizado em tudo isso é que o sacrifício de Jesus por nós na cruz não foi em vão, que mesmos distantes do templo físico e da orientação presencial dos nossos pastores, somos ovelhas que cremos em Jesus e damos total importância ao sacrifício que ele fez por todos nós, por causa de nossas transgressões. Que a nossa fé seja além do que vemos e só assim seremos parte dos que creem sem tocar e sem ver, simplesmente cremos, então Jesus lhe disse: “Porque me viu você creu”? “Felizes os que não viram e creram”. Evangelho de João: 20:29. E para finalizar, ele está vivo, está à direita do pai. Vamos crer no amanhã: ’Porque Ele vive, posso crer no amanhã. Porque Ele vive, temor não há. Mas eu bem sei que a minha vida. Está nas mãos do meu Jesus, que vivo está!”. Feliz Pascoa!

Por Flavio Chocolate

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *