24 de setembro de 2024

Dispositivo criado pela Fiocruz pode popularizar teste de covid-19

 Dispositivo criado pela Fiocruz pode popularizar teste de covid-19
Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz e a empresa de tecnologia Visuri desenvolveram um novo método para diagnóstico da covid-19, que pode popularizar o teste molecular usado para detectar a infecção. O dispositivo portátil batizado de OmniLAMP atua identificando a presença do material genético do SARS-CoV-2. A testagem, segundo a Fiocruz, tem segurança semelhante ao exame PCR. Além de mais barata, a nova técnica demanda menos tempo para a realização. O resultado fica pronto em 30 minutos e pode ser acessado pelo celular, em aplicativo próprio. Outro diferencial é que o OmniLAMP demanda uma estrutura laboratorial de baixa complexidade.

O método detecta RNA viral a partir do material coletado no nariz e na garganta. Ao final da reação, as amostras positivas geram um sinal que é interpretado automaticamente pelo software do equipamento.

Testes clínicos do equipamento apontaram para uma sensibilidade de 97% e uma especificidade de 100%, o que, segundo o pesquisador da Fiocruz, Rubens do Monte, dá confiabilidade ao resultado.

A pesquisa para desenvolver o OminiLAMP é anterior à pandemia de covid-19 e começou em 2018, com foco no diagnóstico de dengue, zika e chikungunya. Com a chegada do coronavírus, em março deste ano, os pesquisadores direcionaram os esforços para tornar o dispositivo capaz de identificar o SARS-CoV-2.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

Fonte: Agência Brasil e RNM Oline

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *