20 de setembro de 2024

Começa hoje 2ª fase do Inquérito Sorológico no Maranhão

 Começa hoje 2ª fase do Inquérito Sorológico no Maranhão
Amostras coletadas no inquérito serão analisadas pelo Laboratório Central do Maranhão (LACEN) — Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai dar início à segunda fase do Inquérito Sorológico no Maranhão. O Inquérito será realizado até o 30 de outubro.

De acordo com a SES, nesta edição, 5.100 pessoas em 66 municípios do estado serão testadas. A atividade começa às 8h30, na região do Turu e da Vila Luizão. As amostras coletadas serão enviadas ao Laboratório Central do Maranhão (LACEN-MA), onde passarão por análise.

“O inquérito é importante para aferir a chamada imunidade coletiva. Ou seja, você ter barreiras biológicas contra a expansão do coronavírus. O Inquérito sorológico afere por métodos científicos, estatísticos, por amostragem, mais ou menos, o número de pessoas que, provavelmente, tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos e, portanto, estão mais protegidas”, explicou o governador Flávio Dino (PCdoB), durante entrevista coletiva na última sexta-feira (16).

Ainda de acordo com o governador, o resultado da observação laboratorial ajudará a definir as medidas de prevenção e assistenciais a serem oferecidas pela gestão estadual no primeiro semestre de 2021.

Primeira fase do inquérito

Na primeira fase do inquérito, realizada de 27 de julho a 7 de agosto, os agentes de saúde do estado visitaram 69 municípios das 19 regiões de saúde do Maranhão. Ao todo foram testadas 4.080 pessoas, distribuídas na região metropolitana e no interior.

A avaliação do estudo estimou que 40% da população do Maranhão havia contraído o novo coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia e assim obtido anticorpos contra o vírus.

Somente nos municípios da Grande Ilha, essa preponderância registrou 38,9%. Nos municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, a prevalência teve taxa de 35,2%.

Em números reais, os resultados apontaram que 2.877.454 das pessoas que vivem no estado haviam contraído a doença e possuem a prevalência de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *